O Natal vem chegando e os cientistas do National Physical Laboratory, no Reino Unido, resolveram entrar no clima fazendo esse boneco de neve aí do lado.
Como eles são físicos, não se trata de um boneco de neve qualquer, mas o menor do mundo.
Feito com técnicas de nanotecnologia, seu corpo tem duas bolinhas de estanho empilhadas com a altura de 10 micrômetros - um quinto da espessura de um fio de cabelo humano.
No lugar da cenourinha do nariz, uma bolinha de platina. Os olhos e o indefectível sorriso foram riscados no estanho com um feixe de íons. Poético -- e totalmente “geek”.
Para o cenário, eles ainda fizeram uma árvorezinha de silício, mas ela era gigante: mede o equivalente à espessura de meio fio de cabelo.
Esse vídeo mostra os equipamentos usados e uma escala do tamanho dos mimos.
Os mais chatos podem argumentar: “Ele não é exatamente um boneco ‘de neve’”. Certo. Até porque seria impossível fazê-lo com essa matéria prima: os menores cristais de neve têm cerca de um milímetro -- 100 vezes maior que a obra dos físicos ingleses.
Você deve estar se perguntando: "Será que eles não tinham mais o que fazer, como uma festinha de fim de ano?" Qual a utilidade disso?
Cientificamente, nenhuma. Mas é uma espécie de demonstração do que a ciência já é capaz de fazer com a nanotecnologia.
Se dá para fazer um boneco de neve desses, imagine o que se poderá fazer no futuro com seu MP3 player ou seu computador.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário