quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Evitem trafegar pelo Anel Rodoviário de Belo Horizonte


Se você estiver procurando chegar mais rápido a um lugar em Belo Horizonte e está pensando em pegar o Anel Rodoviário, a sua morte poderá chegar mais rápida que o local de destino.


Mais um acidente no Anel Rodoviáro de Belo Horizonte
A batida aconteceu no sentido Vitória, altura do bairro Betânia. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o trânsito no local estava lento, e o motorista de uma carreta, carregada de minério, não conseguiu frear. Treze veículos foram atingidos. Com o impacto, um carro capotou, e outro foi parar em cima da mureta da proteção. Três pessoas sofreram ferimentos leves. O motorista da carreta foi levado para a delegacia do Detran, para prestar esclarecimentos, mas disse que dirigia respeitando os limites de segurança do Anel Rodoviário.

Somente neste ano o número de mortes no Anel Rodoviário chega a 30 e supera o de 2008. Foram 377 acidentes com motos e 369 feridos em 2008, contra 353 batidas e atropelamentos com 312 feridos neste ano.



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Anel Rodoviário é uma via expressa de Belo Horizonte, construída nos anos 50 para desafogar o crescente tráfego de carga que passava pelo Centro de Belo Horizonte. Ele tem aproximadamente 26 km de extensão, e se inicia na união das rodovias BR-262 e BR-381, na interseção dos bairros Nazaré e Goiânia, terminando no encontro da BR-040 com a BR-356, no bairro Olhos d'Água. Cruza algumas das principais vias da cidade, pela ordem: Linha Verde/Cristiano Machado, Antônio Carlos, Catalão, Pedro II, Via Expressa e Avenida Amazonas.

O objetivo principal dessa via é permitir que veículos atravessem a capital sem passarem pelo Centro, da mesma forma que também permite que um habitante do sul chegue mais facilmente ao oeste/norte da cidade, e vice-versa.


O NOVO ANEL


O projeto do novo anel rodoviário é do governo federal - Denit - vai facilitar e agilizar a integração dos quatro maiores municipios da região metropolitana: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Santa Luzia, alem de facilitar o acesso à rodovia BR 262 e BR 381 no sentido Vitória/ES e no sentido São Paulo alem do Triangulo Mineiro.

O projeto será apresentado à Granbel pelo diretor-executivo do Instituto Horizontes, Fernando Furtado. Trata-se de uma ONG sem fins lucrativos, que discute e promove o Plano Estratégico da Grande Belo Horizonte, buscando o desenvolvimento ordenado e sustentável.

Segundo Fernando Furtado, cerca de 80% de todo Produto Interno Bruto (PIB) gerado na Grande BH está concentrado no eixo BBC (Belo Horizonte, Betim e Contagem), que apresenta sinais claros de saturamento em vários sentidos e tem dificuldade para atrair investimentos. “As demandas de infra-estruturas urbanas necessárias também estão saturadas, sem falar na ausência de áreas disponíveis”, explica. Para ele, o Rodoanel é parte integrante da implantação de uma alternativa para desenvolvimento do Eixo Norte da Grande BH. “Esse eixo é exatamente a saída que hoje está sendo claramente identificada pelo governo estadual com a Linha Verde”.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito legal esta reportagem sobre o anel rodoviario,moro proximo e sei como eh.

Unknown disse...

Ola.eu estava olhando alguma coisa no face.e vi uma postagem sobre o estadio do atletico mineiro. Me veio a curiosidade do lugar onde vai ser construido o estadio. Ja que nasci em belo horizonte em 1966. Sai de bh no ano de 1982. Para morar em sao paulo. Em minas sou galo de coraçao.aqui em sp.sou corinthians.tudo preto e branco. Nao tem como nao ser.mas legal .matei a saudade da terra querida. Boa sorte a todos em belo horizonte. Sempre bela e querida.