O Brasil só agora deverá ultrapassar a Argentina e o México no número de assinantes de televisão paga e ser o líder da América Latina. Segundo relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil chegou em outubro a 7,16 milhões de domicílios com TV por assinatura. Isso representa cerca de 24 milhões de pessoas (13% da população).
De acordo com Otavio Jardanovsky, diretor da PTS Pay-TV Survey, empresa que monitora o mercado de TV fechada, deverá ser a primeira vez que o Brasil ficará à frente de México e Argentina, que devem fechar o ano com 7 milhões de assinantes cada um. A Argentina costuma liderar o ranking da América Latina. Lá, o mercado de TV paga tem cerca de 40 anos e no Brasil menos de 20.
Os dados da Anatel mostram que, nos últimos 12 meses, a região brasileira que mais cresceu em aquisição de novas assinaturas foi a Norte (21,7%), seguida da Nordeste (18,4%), Sudeste (16,1%), Centro-Oeste (13,2%) e Sul (12,7%).
A TV a cabo ainda é a principal, 60% dos assinantes. A TV por satélite, que vem crescendo, tem hoje 35% dos consumidores. Por fim, a tecnologia MMDS (transmissão por micro-ondas) conta com 5%.
Proporcionalmente à população, a TV paga no Brasil ainda é lanterninha. O país tem cerca de 180 milhões de habitantes, contra 110 milhões no México e 40 milhões na Argentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário