O Governo é o maior anunciante do país: em um ano, gastou R$ 1 bilhão com anúncios publicitários. A informação foi divulgada nesta terça-feira por Ottoni Fernandes Jr, secretário executivo da Secretaria da Comunicação de Governo (Secom), na conferência da Câmara sobre liberdade de imprensa.
Segundo informa o jornal O estado de S.Paulo, R$ 700 milhões são destinados às campanhas de mercado, com forte participação dos estatais Petrobras, Banco do Brasil e Caixa. R$ 200 milhões vão para a utilidade pública e R$ 105 milhões para campanhas institucionais.
Ottoni Jr explica que o Governo trabalha com o princípio da mídia técnica. Ou seja, a escolha do destino da verba leva em conta circulação ou audiência. “Só o jornal da CUT tem 450 mil exemplares por semana.” Citou ainda que os grandes jornais cresceram 2% nos últimos anos, enquanto os populares chegaram a aumentar 121,4%.”, reporta o Estadão.
Júlio Ribeiro, da Agência Talent, e Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e diretora da Folha de S. Paulo, também estiveram presentes no evento. Ambos criticaram o esforço do Congresso em regulamentar a propaganda, ignorando o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
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