![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhL8kBRH5_YijnCqMp7_IAk1dl8bzzAxyEbC4zI14KyHj9gbybBg3zYJj_8XNZ3-CUMq9IzL9VxsFJlUQJUBssA6EimR68izFUSBi8dsOb3KBICwtDUZQvBeKEz8zTn7kjAx1dwdWvqpMQ/s400/Homer+Duff.jpg)
O produtor da Duff Beer da vida realinvestiu US$ 140 mil (R$ 242 mil) para montar sua companhia, oriundo dos rendimentos de um livro que ele escreveu sobre Vincente Fox, um ex-presidente do México que é lembrado por tudo o que não conseguiu fazer durante seu governo.
Contreras pensou em produzir a cerveja Duff pela primeira vez em 2002, enquanto assistia aos "Simpsons". "Pensei comigo mesmo inúmeras vezes: 'Alguém deveria fazer isso'", disse. "Então pensei: 'Por que não eu?'"
Uma das razões é a Fox, a gigante da mídia e dona de "Os Simpsons". Num caso que foi relatado no final dos anos 90, a cervejaria Lion Nathan na Austrália foi obrigada a retirar sua Duff Beer do mercado depois que a Fox entrou com uma processo por violação de direitos autorais - embora o produto não tivesse nenhuma semelhança com o da série de TV.
A cerveja é produzida em Tijuana por uma companhia chamada Simpson's Brewing Company, o que é uma coincidência, enfatiza Contreras.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0Pw5GmudF7KhI0s2tjuyGvJy6YtXna522XZettWgMEsFI22fgyVnYqA0Epl6xVJM-V96841AYS3RsjIJVDoFCXnmCuZDSOiNzCf2X0ElkfCzOFzPDd48msxdhYmGPtGStWsnde9Og0FXC/s400/Aeltec+Duff.jpg)
No México, as vendas aumentaram de dois contêineres por mês, quando ele começou a produção, para cerca de dez no começo deste ano.
Esse crescimento é impressionante, dado que Contreras não gastou quase nada em publicidade. Mas como diz Javier Suarez, gerente do King's Pub: "No momento em que oferecemos aos fregueses a Duff Beer dos Simpsons, eles praticamente arrancam-na das nossas mãos."
Mas a mesma razão para o sucesso da bebida também pode ser um obstáculo. A maioria dos consumidores sabe que a bebida ficcional é uma paródia do tipo de cerveja produzida em massa e encontrada em todo o território dos Estados Unidos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDVkkK1KaLnrWhBWf9Pq7pKRYxE-9U1sECgGnN4xk-KTADsuBryd2otoXh29TnD8NsbpMvQt48FKRBTJnENXwwXx1ZhADskPU386GFOolT5XqkA8xsog2p-pbpoVbOWXjktUJcAMuAr5Il/s400/Homer+Duff+2.gif)
Mas o maior prêmio é os Estados Unidos, onde a cerveja está disponível em algumas empresas que a importam do México, mas onde Contreras ainda precisa registrar sua marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário