quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Rio de Janeiro 46 graus!

.
A cidade do Rio de Janeiro registrou hoje (10) mais uma tarde de forte calor e elevada umidade relativa do ar. Com estes dois fatores juntos, a sensação térmica é muito alta. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), hoje a máxima na capital fluminense foi de 38,3ºC, mas a sensação era de que o calor ultrapassava os 46ºC.

O meteorologista do Inmet Lucio de Souza afirma que nos últimos dias a cidade está em situação de perigo, de acordo com os padrões utilizados pela Organização Meteorológica Mundial. O órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) trabalha com os seguintes estágios: normal, cuidado, perigo e muito perigo. “Entramos em estado de perigo quando a sensação térmica ultrapassa os 41ºC”, explica Souza. A partir dos 54º C, começa-se a trabalhar com situação de muito perigo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que em situação de perigo as pessoas tomem muito cuidado com a hidratação e que evitem os exercícios físicos durante o período mais quente do dia. Lucio Souza alerta que a exposição ao sol em situação de perigo pode causar insolação, cãibra e, inclusive, desmaios.

Para refrescar, Paulo Olzon, clínico-geral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), aconselha utilizar roupas leves e largas, ingerir líquidos gelados e tomar banhos frios. Outra dica importante é permanecer em áreas bem ventiladas e contar com o auxílio de ventiladores e ar condicionados para eliminar a camada de calor que temos próximo ao corpo.

“Quando a temperatura externa é maior do que a temperatura interna do nosso corpo fica muito difícil liberar calor. Nessas situações, o importante é tentar perder o excesso de calor de alguma forma ou então podemos ficar com o nosso organismo muito debilitado”, explica Olzon.

Segundo o médico, a desidratação é um dos principais sintomas da exposição ao calor extremo, por isso a importância de ingerir uma quantidade maior de líquidos nessas situações.

Nenhum comentário: