sábado, 13 de fevereiro de 2010

Chile demite funcionários que cunharam moedas com o nome do país errado


O Chile mantém em circulação desde 2008 milhares de moedas de 50 pesos com o nome do país escrito errado, o que foi descoberto no final de 2009 e que motivou a demissão, nesta semana, de altos funcionários da Casa da Moeda, entidade encarregada da cunhagem.

No verso da moeda de 50 pesos (o equivalente a cerca de R$ 0,18), que tem estampado o rosto do libertador Bernardo O'Higgins, aparece a palavra "Chiie" em vez de Chile.

Além disso, a moeda leva a assinatura de um mestre que trabalhava na instituição, apesar do Banco Central ter solicitado não incluí-la.

O duplo erro, que colocou em dúvida a confiabilidade da Casa da Moeda, soma-se a uma série de irregularidades denunciadas na cunhagem de moedas e nas medalhas comemorativas, o que motivou nesta semana a demissão do diretor-geral da instituição, Gregorio Iñiguez, assim como do cunhador, Pedro Urzúa.

Apesar do erro, o Banco Central informou que a moeda tem valor. Mas se os usuários preferirem, podem trocá-la.

Tudo isso aconteceu em 2008, ano em que a instituição passou a ser sociedade anônima, um feito que gerou protestos entre os empregados.

Houve até quem dissesse que o erro com o nome do país foi intencional.

"O erro com a palavra "Chiie" não foi percebido por mim nem por todas as pessoas que viram e aprovaram depois", disse Urzúa ao jornal El Mercurio.

A especialista em numismática e filatelia, Rosa Lara, disse que "trata-se de um erro, mas a moeda não perde seu valor por isso".

Para Lara, a moeda poderá custar o dobro de seu valor para os colecionadores, mas isso não deve ocorrer tão cedo, já que há muitas circulando.

Nem a Casa da Moeda nem o Banco Central informaram ainda sobre quantas moedas com o nome errado estão circulando no país.

Nenhum comentário: