sábado, 13 de fevereiro de 2010

Melhor foto de 2009

O fotógrafo italiano Pietro Masturzo foi anunciado nesta sexta-feira (12) como o vencedor do concurso World Press Photo 2009 na categoria de Foto do Ano.

O brasileiro Daniel Kfouri recebeu o terceiro lugar na categoria Esportes por sua foto de um skatista no ar na megarrampa, em São Paulo.

A foto de Masturzo mostra mulheres gritando do terraço de um prédio em Teerã, capital do Irã, no dia 24 de junho do ano passado, em meio aos protestos que se seguiram à polêmica reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O júri premiou os trabalhos de 63 fotógrafos de 23 nacionalidades em dez categorias. Kfouri foi o único brasileiro premiado. Além disso, a fotógrafa Marizilda Cruppe, do jornal O Globo, fez parte do júri especializado da categoria Notícias & Documentários.

A Foto do Ano faz parte de uma série ambientada nas noites seguintes às eleições presidenciais de junho de 2009 no Irã.

As fotografias refletem como os protestos que aconteciam nas ruas de Teerã durante o dia continuavam noite adentro nos telhados, terraços e varandas da capital iraniana.

Masturzo receberá o prêmio durante uma cerimônia que acontecerá no dia 2 de maio em Amsterdã, na Holanda, assim como um prêmio em dinheiro no valor de R$ 25 mil (10 mil euros) e equipamento de fotografia digital de última geração.

Nenhum comentário: