domingo, 10 de outubro de 2010

Porque os "Políticos" Têm Tanta Raiva do Lula?

.

Lula é um mito, mas mitos e muros são derrubados, diz Itamar Franco.

Porque querem tanto a queda do Presidente Lula? Que ódio é esse dos políticos da oposição contra o Presidente Lula? Será o governo do PT tão ruim? Que inveja é esta que cega os políticos ?

Um dos articuladores do voto "Lulécio" em 2002, a favor do petista Lula para a Presidência e do tucano Aécio Neves para o governo de Minas, o ex-presidente da República Itamar Franco (1992-1994) agora critica duramente Luiz Inácio Lula da Silva e diz que ele tem de parar de falar "nunca antes neste país": "O Lula não é dono do Brasil e não inventou o Brasil".

Segundo ele, "Lula não é democrata": "Um presidente que vai a Minas dizer que não pode ter um senador de oposição, que zomba da imprensa, que zomba da Constituição, não é democrata."

Ex-senador (1975-1990), Itamar, 80, volta à Casa pelo PPS com a língua afiada. Ao lembrar de Getúlio Vargas, diz que "Lula tornou-se um mito, mas mitos e muros também são derrubados".

Folha - Por que Serra e não Dilma?
Itamar Franco - Porque ela tem um discurso monotemático. Se fosse uma estudante, seria uma aluna boa para decorar as lições, não para fazer cálculos. Ela vem com um discurso preparadinho que o presidente ensinou. Já o Serra tem pensamento próprio. Mas, se não mudar o discurso, vai perder.

O Itamar é engraçado. Ele quis o apoio do Presidente Lula para se eleger com o slogan "lulécio". Agora cospe no prato que comeu? Sai atirando insanamente?Que coisa feia Sr. Itamar. A essa altura da vida falta-lhe compustura.

Mudar em quê?
Tem de parar de elogiar ou de ser condescendente com o Lula. Imagine o cidadão que está em casa ouvindo isso: "Puxa, se o candidato da oposição elogia tanto o presidente, para que mudar?"

Rs. Se até a oposição elogia o que o Presidente Lula fez e está fazendo um bom governo, a população também ver e sente isso no dia-a-dia, porque o Sr. Itamar Franco vem na mídia desdenhar das realizações do Governo Lula? Isso é inveja e falta de altruísmo.

E o argumento que Lula tem 80% de popularidade e não dá para bater nesse muro?
Ele tornou-se um mito, mas mitos e muros também são derrubados.

Porque derrubar o mito?O muro de Berlin foi derrubado porque simbolizava atraso, separação, divisão de uma nação única. O Lula dividiu alguém? Só se foi a oposição que não sabe o que fazer porque não tem números para contestar. O Sr. Itamar Franco se diz democrata mas age como ditador. Alguém por favor avisa para ele que o Brasil é uma país democrático e A VONTADE DE MUITOS SE SOBREPOEM SOBRE A VONTADE DE POUCOS.

Não foi o sr. que criou o voto "Lulécio" de 2002?
Procurado pelo Zé Dirceu, desisti da disputa e apoiei o Aécio para o governo e o Lula para presidente. Daí surgiu o voto Lula-Aécio.

Que ligação o Sr. Itamar Franco teria com o Sr. José Dirceu? Porque se acovardou?

O que aconteceu depois?
Sabe o que o Lula fez em 2006? Foi na minha terra, levou todo mundo e subiu no palanque até com o Celso Amorim, que também foi meu chanceler, para falar mal de mim. Fiquei triste. Agora o Lula fez uma campanha muito violenta em Minas contra a gente de novo, uma campanha que raiou o imoral, agredia os princípios democráticos. Bem, um presidente que faz no Senado o que ele faz, que nem presidente militar fez...

Quando é nos outros é refresco. Sr. Itamar Franco, chumbo trocado não dói. E se falou deve está dentro do contexto, na campanha, e não como o senhor está fazendo agora. Nem tomou posse e já posa de senador. Imagine quando tiver no Congresso Nacional o que o senhor fará...

O que foi imoral?
Teve nove pessoas presas, distribuindo santinhos apócrifos com as maiores aleivosias contra nós. Saíam de onde? De um comitê do PT.

Os boatos da Dilma apoiar o aborto partiu de quem? Os boatos de confiscar o dinheiro do povo saiu de quem? Os boatos de tomar a propriedade saiu de quem? Os boatos de controlar a imprensa saiu de quem?

Se Aécio, Anastasia e o sr. foram eleitos, por que o Serra perdeu em Minas?
Nós trabalhamos pelo Serra, mas ele não teve organização nenhuma em Minas.

Perdeu porque chantagearam os mineiros. O Sr. Aécio Neves fez um governo voltado para a sua candidatura. Continuamos sem estradas boas. Estradas boas apenas as privatizadas. Assim qualquer um faz estradas: cobrando do povo. O nosso anel rodoviário continua matando. Não temos uma rodoviária a altura do fluxo de passageiros. Belo Horizonte é um caus. Quem mora aqui sabe. O metrô é um trem metropolitano e não atende a população. A linha verde é mal sinalizada, faixas de trânsito estreitas e confusas. Seu grande feito foi o elefante branco da Cidade Administrativa que custou milhões ao estado.

E o PSDB mineiro?
Nós fazíamos um discurso afirmativo, falávamos o que o povo queria ouvir, e o povo mineiro gosta de pegar no candidato, gosta de alisar a gente, e nós atendíamos isso. Serra, não. E até nos debates ele perdeu boas chances de chutar em gol, como quando a Marina levantou uma bola para ele contra a Erenice e ele deixou passar. Foi falar em assunto técnico, oras!

Populismo. Política do século passado. “falávamos o que o povo queria ouvir”... É de dá dó. Foi como se Minas Gerais inteira estivesse com a Sindrome de Estocolmo...

O sr. votou mesmo no Serra?
Votei no Serra por causa da coligação, mas muitos amigos votaram na Marina Silva e queriam que eu ficasse com ela. Não fiquei.

Hummm. Ele só votou no serra por causa da coligação. Se não fosse a coligação teria votando em quem...

Como vê o segundo turno?
Em toda a minha vida só vi um homem transferir maciçamente os votos do seu partido: Leonel Brizola para Lula, no segundo turno de 1989. Então, não sabemos. Depende muito da Marina e dos votos dela, mas esse eleitorado é muito disperso e múltiplo.

Ou seja. Vou ficar em cima do muro e dependendo do resultado eu atiro mais ou fico humilde. A eleição do Sr. Itamar Franco para senador foi a mesma coisa de dar uma metralhadora com o gatilho travado a um cego no meio de uma multidão.

A Dilma saiu com 14,3 pontos na frente. É possível virar?
Isso dá uns 13 milhões de votos e, mais um pouquinho, Serra chega lá. Possível é, e já vimos viradas duas vezes em Minas. Mas ele precisa ser mais afirmativo no campo social, econômico, político.

Precisa ser mais afirmativo? Mentir mais? Prometer mais? De promessa e falácias prefiro ficar com quem está fazendo.

Como enfrentar Lula?
Ele tem de mostrar que o Lula não é dono do Brasil e não inventou o Brasil. Do jeito que as coisas vão, o Lula vai dizer que quem abriu os portos foi ele, não d. João 6º. Tudo é ele, é ele. Por que não dizer o que o Real fez pelo país? Por que não dizer que o pãozinho custava um preço de manhã, outro preço à tarde, outro preço à noite?

Se o Presidente Lula não fosse competente apesar de não ter toda a sapiência e experiência do Sr. Itamar Franco, não teria de forma alguma tocar tão bem o Brasil durante 8 anos. Não foi sorte, não foi porque encontro as coisas feitas não. Foi com sabedoria, vontade de fazer. Soube escutar os anseios do povo e sabia as necessidades da população e estava cansado de quem governava o Brasil antes e tapeava os Brasileiro. Os números estão ai. Basta pesquisar e comparar. E não é só o Brasil que diz isso não, o mundo todo diz que o Brasil mudou para melhor. Chupa essa manga Sr. Itamar Franco.

Como está a sua relação com Fernando Henrique Cardoso?
Não está. Mas se eu defendo escondê-lo? Não defendo. Apesar das minhas desavenças com ele, acho um absurdo escondê-lo. Se não aparece, batem nele de qualquer jeito. Então ele deve aparecer, rebater, xingar.

O Sr. Itamar sempre teve uma relação de ódio com o ex-presidente Fernando Henrique. Sempre retrucava as medidas do FHC. E nunca suportou a idéia da criação do Real pelo FHC. Coisa muito mal explicada essa relação política dos dois. Na melhor das hipóteses os dois se toleraram.

Como o sr. imagina um Senado com três ex-presidentes?
Eu fico olhando o Sarney dizer que o melhor presidente que ele já teve foi o Lula, e penso: sim, senhor, hein, presidente Sarney?

Um senado de picardia e pirraças na visão dele. Mas felizmente o governo da Presidenta Dilma terá maioria para realizar as reformas e aprovar os projetos para o Brasil continuar crescendo. Itamar Franco, Aécio Neves e Cia ltda serão coadjuvantes no processo. Assistirão a tudo sem puderem nada fazer.

E o Collor?
Prefiro falar da chuva.

É o Collor? Não escondem somente o FHC não. De onde saiu o Collor? Quem doutrinou o Collor? Sentir vergonha de um passado é não aprender com ele e fadar a cometer os mesmos erros.

Que Senado vai encontrar?
Um Senado subjugado pelo Executivo. A interferência do presidente é a todo instante, em tudo, até em questões internas. Uma das coisas mais sagradas do Congresso são as CPIs. Pois eu era de oposição e fui presidente da CPI das "polonetas" no governo Geisel e depois da CPI das diretas. E, agora, o presidente diz que não pode ser e não é. Onde já se viu isso? O Senado diz amém, amém.

Felizmente o Sr. Itamar Franco terá pouco poderio no senado. Se algo estiver errado que berre com a força que tem. Temos uma imprensa livre. Tendenciosa da elite mas livre. Temos a internet, organismos internaiconais. Se a coisa for séria será atendido. Mas se for falta do que fazer, picardia para importunar o executivo então será mesmo em vão...

Em 2011, a bancada lulista vai ser um rolo compressor. Como furar o bloqueio?
Fácil não é, mas não é impossível. A ditadura durou 20 anos, mas ela se tornou frágil e caiu. Hoje, se há essa ditadura que o PT quer impor ao país, se acha que só ele sabe o que é bom para o país, é preciso reagir. Quando o Lula diz que "nunca antes neste país", eu penso: o que que é isso? Como é que o sr. Sarney aceita isso? Então, ninguém fez nada? Ao longo do processo, cada um de nós, o Sarney, eu, o Fernando Henrique, foi passando o bastão.

A ditadura foi de cima pra baixo. O congresso foi eleito pelo povo assim o Sr. Itamar Franco. Pode espernear a vontade. A VONTADE DE MUITOS SE SOBREPOEM A VONTADE DE POUCOS. Isto é DEMOCRACIA. Estamos numa Democracia. Espera 4 ou 8 anos e vire o jogo. Deixem o povo julgar sem medo de ser Felizes.

Com maioria lulista, é possível o Aécio presidir o Senado?
O Aécio hoje é a maior liderança nacional.

Bruno Senna não é Ayrton Sena

Nelsinho Piquet não é Nelson Piquet

Edinho não é Pelé

ACM Neto não é Antonio Carlos Magalhães

Aécio Neves não é Tancredo Neves.

Mais do que o Lula?
Mais do que o Lula, porque o Aécio é democrata.

Será que o habitante da cidade no norte do Amapá conhece Aércio Neves? O que o Aécio Neves fez para um habitante do Chuí no Rio Grande do Sul? Mas nem com toda as fortunas dos tucanos, DEM e PPS isto seria possível. Nem tudo o dinheiro e o poder compram. O presidente Lula é o que é porque foi melhorando a vida da população ao longo desses 8 anos. Não precisou dizer ao povo o que o povo queria ouvir. Ele fez para o povo, o que precisava ser feito e ninguém fez. NINGUÉM.

O Lula não é democrata?
Não, basta ver as ações dele todos os dias. Um presidente que vai a Minas dizer que não pode ter senador de oposição, que zomba da imprensa, que zomba da Constituição, não é democrata.

Gostaria imensamente de saber o que é democrata na opinião do Sr. Itamar Franco. Se governar para o povo, pelo povo e com o povo não é ser democrata?

Qual sugestão o sr. daria a Lula para o pós-Presidência?
O Lula gostou do poder, mas ele vai ver o que é bom depois, quando deixar o poder. Não se pode acostumar com os palácios, os aviões, os helicópteros, com o sujeito que carrega a sua mala, porque isso não é o dia a dia do homem simples, que nós todos somos. O Lula deve saber que, um dia, tudo isso acaba. O poder não é eterno. Nós já tivemos no Brasil um grande presidente que era também o "pai dos pobres" e que depois foi derrubado, não é?

Acho que o Itamar Franco está com saudades do Golpe Militar. O presidente Lula é o Cara. Se dá bem com todo mundo: De Barac Obama a Mahmoud Ahmadinejad. Nunca na história de país um presidente vai sair com tanta popularidade aqui e lá fora, no exterior. Quem fez por merecer pode colher os frutos que semeou. Pena não ter sido assim com O Sr. Itamar Franco e nem com FHC. E olha que nem inglês o Lula sabe falar.


Nenhum comentário: