.
o ministro de Mineração chileno, Laurence Golborne, disse que o resgate dos mineiros acontecerá ainda hoje, "no último quarto do dia" - ou seja, a partir das 18h de hoje até o fim do dia.
O ministro também agradeceu o apoio das "centenas" de pessoas que estão trabalhando na operação e voltou a afirmar que não há ainda a lista com a ordem dos mineiros a sair da mina. Golborne também disse que os últimos trabalhos de comunicação dos mineiros estão sendo finalizados na tarde de hoje. "Esperamos um resgate exitoso", disse, otimista.
Mais de 110 policiais, os carabineros (polícia), e seis helicópteros da força aérea chilena já se preparam para o resgate. Segundo o chefe dos carabineros, o tenente Oscar Orellana, cerca de 117 policiais e seis ou sete helicópteros farão parte da operação. Se for feito por terra, haverá escolta de polícia por motos e carros. Se for por ar, os helicópteros estarão preparados com equipamentos médicos até que os mineiros cheguem à cidade de Copiapó.
Apesar de não ter sido divulgada a lista oficial com a ordem de retirada dos mineiros, a imprensa local já começou a especular quem serão os primeiros e os últimos a chegar à superfície.
Segundo o jornal chileno "El Mercurio", os três últimos a serem resgatados serão Luis Urzúa, por ser o líder do grupo, e Ariel Ticona e Pedro Cortez, porque devem supervisionar a comunicação com a superfície durante a subida dos companheiros.
Já o boliviano Carlos Mamani - o único dos 33 que não é chileno - é cotado para estar no primeiro grupo resgatado, e será recebido na superfície pelo presidente da Bolívia, Evo Morales.
O próprio ministro da Saúde, Jaime Mañalich, informou aos mineiros por videoconferência que serão retirados em uma ordem definida por razões técnicas, informa o "Mercurio". Ao contrário do que muitos poderiam esperar, a resposta que ele recebeu foi um coro de vozes pedindo "Eu quero ser o último".
Os mineiros já ficaram famosos:
Receberam convites para assisterem a jogos do Real Madri e do manchester united na Europa.
Vão ganhar também uma semana de férias de graça com a família nas ilhas gregas.
Cada operário vai ganhar 10 mil dólares doado por um magnata da mineração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário