domingo, 24 de outubro de 2010

Filhos: Saiam da barra da saia de suas mães!

.
Alunos brasileiros aproveitam férias para estudar idiomas fora do país

Mais do que o período de recesso escolar, as férias de dezembro e julho se tornaram temporadas mais requisitadas para estudar idiomas fora do país. Há escolas em muitos países que recebem estudantes brasileiros para cursos que duram até quatro semanas e incluem passeios e atividades após as aulas.

A procura pelos programas que funcionam como uma espécie de 'test-drive' para quem quer fazer intercâmbios mais longos tem aumentado a cada ano. E o inglês ainda é o idioma mais requisitado, de acordo com representantes de agências especializadas.

Segundo a gerente de cursos no exterior da Student Travel Bureau (STB), Marcia Mattos, os brasileiros são muito esperados nos cursos de férias, o que facilita a adaptação. "O brasileiro é generoso, curioso, se integra muito bem e é bom de esporte. Os jovens que vão têm muita curiosidade e segurança na decisão que estão tomando", afirma.

Atualmente, há programas de intercâmbio para crianças a partir de 8 anos de idade, segundo Marcia Mattos. Há cursos com focos específicos, como moda, esporte, cultura ou arte. Para a gerente, o programa traz uma experiência valiosa pois ajuda o jovem a entender a importância de aprender o inglês, prepara para um programa mais longo e traz mais segurança tanto para o aluno quanto aos pais. "Hoje é necessário ter inglês fluente e uma terceira língua em progresso. Quando volta, o aluno continua se comunicando em inglês pelas redes sociais", diz.

Algumas agências de intercâmbio promovem encontros com os estudantes que vão viajar com os que já passaram pela experiência para oferecer mais segurança aos participantes. Cada país tem suas regras para visto, trabalho e hospedagem próprias para estes alunos.

Nenhum comentário: