terça-feira, 12 de outubro de 2010

Compreensão do envelhecimento garante vida mais saudável



Cada vez mais se fala de uma maneira positiva sobre o envelhecimento. O fenômeno mundial está diretamente ligado aos avanços das descobertas de doenças e formas eficazes de tratá-las. Além disso, em tempos de conscientização e comunicação, informações úteis sobre alimentação saudável, exercícios físicos e mentais e novos hábitos têm contribuído para prolongar a qualidade de vida.

Em "Psicologia do Envelhecimento", o autor Roger Fontaine aborda um dos fatores essenciais e de maior preocupação para garantir um avanço saudável. Cuidar e manter a mente em pleno funcionamento previne esquecimentos, depressão e espanta qualquer outro infortúnio. Manter a mente ativa é importante para a saúde psicológica e neurológica.

"A psicologia do envelhecimento é um ramo da gerontologia (...), mas o envelhecimento diz respeito a todos nós. Poderíamos dizer que a cada dia de nossas vidas um pouco mais", escreve.

Destinada a profissionais que trabalham com idosos, ou simplesmente pessoas interessadas no tema, a obra, em certos momentos, atua como um manual, esclarecendo e oferecendo exercícios e observações a respeito do envelhecimento de diversos processos mentais.

Ao longo dos dez capítulos que formulam o livro, Fontaine toma a precaução de apresentar, antes de tudo, o atual cenário em que se encontram as pesquisas sobre o tema.

A partir de estudos recentes e obras indicadas, o autor caminha lentamente por diversos tópicos e explica de que forma o envelhecimento atinge a memória, o sistema nervoso, questões da neurologia e a inteligência. A depressão, o mal de Alzheimer e o falecimento recebem atenção especial por representarem alguns dos principais problemas da sociedade atualmente.

Nenhum comentário: