terça-feira, 7 de setembro de 2010

Não COMA GELATINAS! Elas não são mais as mesmas!


Além de terem baixas calorias eram ricas em colágeno, aquela substância que deixa a nossa pela durinha dentre outras coisas. ERAM no tempo passado porque agora as gelatinas só tem mesmo o nome.

Estranhei primeiro com a da marca Royal, desde que mudou da embalagem de caixinha para saquinho dizendo ser mais prática, mudou também o sabor e a composição. Saiu o açúcar e colocaram essas porcarias químicas artificiais. O açúcar está ai testado a milhares de anos e se consumido dentro do normal raramente causará danos exceto alguns casos (diabetes etc). Agora esses adoçantes artificiais à base de químicos para baratear custos? Que tempo de teste têm eles pela humanidade?

Depois da Royal as outras gelatinas também seguiram a péssima receita de retirar o açúcar das gelatinas E SEM AVISAR NO RÓTULO! E colocaram esse monte de química na caixinha. Tiraram quase 60% do conteúdo da gelatina! Antes vinha com 85 gramas e agora com apenas 35 gramas.

DICAS

Substitua a gelatina por frutas no lanche das crianças

Olhe com atenção a lista de ingredientes: produtos com adoçantes são impróprios para gestantes

Coma com moderação e de forma balanceada. Uma porção diária de 120 g é o suficiente

Há outros alimentos ricos em colágeno como carnes de um modo geral


Vejamos a composição:


Açúcar – Qual quantidade 6,5g?

Gelatina – Qual quantidade?

Sal – Qual quantidade? 61mg?

Acidulante: ácido fumárico – Definição: é um ácido dicarboxílico, insaturado, de cadeia normal, também conhecido como ácido donítico. Características: Baixa solubilidade, Não higroscópico. Aplicações na indústria: Melhoria da qualidade, Redução do custo de processamento.
Regulador de acidez: Citrato trissódico - É principalmente usado como um aditivo alimentar ou como um preservativo.

Aromatizante – Quais?

Edulcorantes artificiais: ciclamato de sódio: É usado como adoçante artificial não calórico em diversos alimentos e bebidas, e na indústria farmacêutica. Esta substância era usada no Japão como um adoçante artificial ("chikuro") até ser banida em 1969, graças ao trabalho de Kojima e Ichibagase, na década de 60, apresentaram publicações em que confirmavam ciclamato de sódio (e portanto, igualmente o de potássio) não era eliminado plenamente, mas é metabolizado como ciclohexilamina, uma substância carcinogênica.

O ciclamato, associado à sacarina na proporção 10:1, até então consumido em grandes quantidades nos EUA, foi interpretado pelo FDA como indutor de câncer de bexiga em ratos. Posteriormente a estes estudos, o US Department of Health, Education and Welfare proibiu seu uso nos EUA em 1969, quando apresentou-se que este composto não possuía qualquer valor no tratamento da obesidade ou diabetes.

Aspartame: é um aditivo alimentar utilizado para substituir o açúcar comum. Polêmica: Existe uma polêmica quanto aos seus possíveis efeitos maléficos na saúde humana. Existem até hoje diversos estudos contraditórios sobre a segurança no consumo de aspartamo. É considerado por alguns uma neurotoxina (mata neurônios) e também como carcinogênico (provoca câncer).

Sacarina sódica: É uma substância artificial derivada do petróleo (tolueno mais ácido cloro-sulfônico). Sacarina ou E 954: Proibido na França e Canadá. Nos Estados Unidos é obrigatório constar nos rótulos dos produtos que contenham este aditivo que ele é nocivo a saúde. Acredita-se que doses inferiores a 2,5 gramas ao dia não são tóxicas. Não é aconselhável o seu uso por mulheres grávidas.

Corantes artificiais: amarelo crepúsculo e vermelho Bordeaux: Produto permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas proibido em alguns países da Europa. "Pesquisas demonstraram uma relação dessa substância (o corante) com hiperatividade e outros distúrbios de comportamento em crianças suscetíveis", afirma o estudo, sublinhando que boa parte do esforço de marketing das gelatinas é voltada para o público infantil.

Fenilalanina: A Fenilalanina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
É um composto natural que está presente em todas as proteínas (vegetais ou animais). O corpo humano necessita da fenilalanina, pois é uma parte integral de todas as proteínas do nosso corpo. Os humanos não conseguem sintetizar a fenilalanina, logo é um componente essencial da nossa dieta diária, sem ela o corpo não consegue funcionar.

A fenilalanina é encontrada no aspartame, um adoçante, substituto do açúcar e muito utilizado em bebidas, principalmente refrigerantes.
Existe um grupo de pessoas que sofrem da uma doença hereditária chamada fenilcetonúria (PKU). A estas pessoas falta uma enzima que é necessária para digerir a fenilalanina. Esta, como não é absorvida, passa a acumular-se no organismo até ser convertida em compostos tóxicos, designados por fenilcetonas (como o fenilacetato e a fenetilamina), que são expelidos pela urina. Os doentes com PKU que ingerem a fenilalanina sofrem de diferentes sintomas de toxicidade, incluindo atrasos mentais especialmente em crianças, e distúrbios intelectuais nos adultos.

Depois disso tudo não vou comer e nem indicar Gelatina para as pessoas. Nem 1 vez por mês.

Pesquisa com 11 tipos de gelatina feita pela Pro Teste Associação de Consumidores mostrou que todos esses produtos utilizam o corante amarelo crepúsculo - produto permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas proibido em alguns países da Europa. "Pesquisas demonstraram uma relação dessa substância (o corante) com hiperatividade e outros distúrbios de comportamento em crianças suscetíveis", afirma o estudo, sublinhando que boa parte do esforço de marketing das gelatinas é voltada para o público infantil.

Além disso, quatro gelatinas com açúcar também receberam outras críticas. Duas utilizam adoçantes - Royal e Dr. Oetker - e, por isso, não seriam recomendadas para crianças e gestantes. Outras duas - Bretzke e Sol - apresentam, respectivamente, 10,9 e 8,8 gramas de açúcar por porção de 120 gramas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para adultos o consumo diário de até 50 gramas de açúcar.

A quantidade de colágeno nos produtos foi considerada muito pequena, e, por isso, alvo de controvérsia. A Bretzke tradicional tem 0,76 grama. A Doce Menor Diet e a Dr. Oetker Diet apresentam 2 gramas. Estudos indicam que uma alimentação rica em colágeno traz benefícios para a saúde. "Precisamos de uma legislação que regule a quantidade de açúcar e de colágeno" afirma Manuela Dias, nutricionista da Pro Teste.

A Kraft Foods, responsável pelas gelatinas Royal, e a J. Macêdo, da linha de produtos Sol, afirmaram por nota que seguem rigorosamente a legislação do País. A Bretzke Alimentos apontou que a quantidade total de açúcar dos seus produtos é inferior à quantidade diária recomendada pela OMS para um adulto. Também informou que foi lançada uma linha com quantidade extra de colágeno para consumidores interessados "nos aspectos funcionais da substância".

Fonte:
Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ado%C3%A7ante
Fapesp - http://www.bv.fapesp.br/projetos-pipe/585/esteres-metilicos-etilicos-acido-fumarico-tratamento/
Cetesb - http://www.cetesb.sp.gov.br/Emergencia/produtos/ficha_completa1.asp?consulta=%C1CIDO%20FUM%C1RICO
Estadão - http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090303/not_imp332372,0.php

Nenhum comentário: