quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Google Street View BRASIL: aprenda a navegar

Agora você já pode ver como é a Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, as ladeiras de Ouro Preto em Minas Gerais ou como é a rua da casa da sua namorada ou a fachada daquela grande loja que você quer ir.

Eis que o tão aguardado Street View chegou oficialmente ao Brasil, inicialmente em 15 municípios do país, o primeiro da América Latina a contar com o serviço. Hoje pela manhã, após o anúncio, milhares de usuários começaram a caçar suas casas, locais de trabalho e outras bizarrices que o sistema traz. Mas, depois de dar algumas risadas com uma ou outra situação engraçada, o que dá para realmente fazer com o Street View e suas imagens em alta resolução?

Para utilizar todos os recursos do produto, siga as instruções a seguir:

1) Digite na barra de endereços ou clique aqui: http://www.google.com.br/
- O endereço digitado vai levar á página de buscas do Google.

2) No campo de pesquisa, digite o endereço que deseja visitar ou explorar com o Google
Street View, sempre na seguinte ordem. rua, praça, avenida ou ponto turístico, o número, bairro, a cidade e o estado. Apesar da busca do Google ser muito eficaz, as vezes cidades diferentes têm o mesmo endereço. Separe por vírgulas ou espaço cada campo de informação.
Exemplo: Avenida Cristóvão Colombo, 1, Belo Horizonte, MG



3) O Google retornará um mapinha com o endereço digitado. Se não aparecer, é porque o endereço está errado ou existem vários endereços iguais. Deslize a barra de rolagem lateral para visualizar as outras opções.

Se estiver correto, clique no mapinha para expandir o mapa.


4) Aparecerá um mapa com mais detalhes. Do lado esquerdo tem um bonequinho amarelo próximo ao ZOOM. Esse bonequinho é como se fosse a sua pessoa que será transportada para a visão ao nível da rua do Google Street View.

Clique no bonequinho com o botão direito do mouse, segure e arraste para o local no mapa apontado com a letra do endereço que você procurou.

5) Ao chegar no local, a base do bonequinho ficará com um disco verde. Pode soltar e aguardar a imagem do local ser carregada.

Você também poderá soltar o bonequinho em qualquer lugar no mapa. Também pode arrastar mapa clicando nele, segurando e movendo na direção que desejar.

6) Use essa ferramenta para girar a imagem 360 graus. Clique na letra N, segure e movimente o mouse em círculos ou clique nas setas.

7) Ferramenta de ZOOM. Aproxima ou distancia a imagem. O mesmo efeito é obtido rolando a bolinha do mouse para frente ou para trás.

8) Elipse branco opaco. Ferramenta para navegação nas vias. Quando você movimenta o ponteiro do mouse sobre a imagem, ele adquire a forma dessa elipse. Efetuando um duplo clique vc se transporta até o ponto selecionado.

Quando o ponteiro se transforma num retângulo você explora uma fachada, uma placa ou uma paisagem.

9) Setas de navegação. Um clique e você avança ou retrocede na direção da linha guia.

10) Ferramenta de TELA CHEIA e ENCERRA navegação da vista da rua voltando para o mapa (4).

Você pode acessar o mapa sem sair da vista de rua, expandindo o mapinha no canto inferior direito. Pode aplicar zoom ou mesmo mover o bonequinho para um outro local instantaneamente.
Navegação em TELA CHEIA.

Você navegar também pelo Googl Earth, porém deverá efetuar o donwnload do programa e instalar em seu computador.

Ou diretamente na página de pesquisas do Google clicando na aba MAPAS.



Dúvidas: aeltec@hotmail.com

.

Nenhum comentário: