domingo, 26 de setembro de 2010

Conheça o Android da Motorola para rede Nextel

.
Aparelho é capaz de rodar aplicativos para sistema do Google.
Com comunicação via rádio, telefone é vendido por R$ 1 mil.

Lançamento da Motorola e Nextel para o mercado de aparelhos push-to-talk (serviço de conexão direta), o i1 é um smartphone que roda o sistema operacional Android, possui vários recursos como tela sensível ao toque, GPS, câmera de 5MP, filmadora, Wi-Fi, Bluetooth e ainda conta com os softwares Google Maps, Latitude e alguns widgets pré-instalados.

Suas principais funcionalidades são:

Swype
O Swype é um recurso de digitação de textos em telas touchscreen que permite escrever sem levantar o dedo, bastando arrastá-lo para a letra desejada. Foi desenvolvido pelo mesmo criador do T9.

E funciona mesmo? Sim, surpreendentemente, funciona! Porém, a cada palavra que se escreve é necessário levantar o dedo para o aparelho processá-la. Caso haja dúvidas no que foi escrito, é aberta uma janelinha para você escolher a opção correta e continuar escrevendo. Mas a vantagem, além da rapidez que se pega com o treino, é que não é preciso digitar a barra de espaço, quando é largado o dedo e iniciada a digitação de uma nova palavra, o software insere automaticamente, por padrão.

Caso não se adapte a esse modo de digitação, ainda é possível escolher o XT9 (que sugere as palavras ao digitar) ou o clássico modo normal, onde deve digitar a mesma tecla algumas vezes até conseguir a letra desejada.

Câmera com foto panorâmica e geo-tagging
Seguindo uma tendência, a câmera do i1 vem embutida com georreferência, (marca na foto a localização de onde foi tirada) e ainda conta com o recurso de tirar fotos panorâmicas com apenas um disparo. Para tal, deve-se clicar no botão de menu e escolher “Panorama”. A partir daí é simples: basta focar, pressionar o disparador e ir movendo para a direita com ajuda de uns quadradinhos que servem de guia. No final, as imagens são processadas e juntadas. Todas as imagens também podem ser compartilhadas por e-mail, Gmail, Facebook, Picasa e MMS.

Comandos por voz
O aparelho conta com comandos por voz. Por ele você consegue mandar um alerta; ligar; enviar torpedo, foto ou e-mail; buscar alguém na lista de contatos; abrir um atalho; executar uma lista de reprodução e checar itens.

Na prática, se enganava com comandos que não o de ligar para um contato e tocar uma determinada lista de reprodução, confundindo com comandos diferentes. Mas com um pouco mais de treino e paciência a experiência tende a melhorar.
De qualquer forma, o mais interessante é que não é necessário pré-gravar o nome dos contatos, um a um, o aparelho cruza o que foi digitado com o que foi falado e entende para quem deve faze a ligação. Em caso de alguma dúvida, faz um pergunta para saber qual contato exatamente você deseja falar.

Navegação
O i1 usa a tecnologia iDEN para acessar a internet e sua velocidade máxima é de 19kbps. Isso deixa a navegação bastante lenta quando você está na rua e precisa acessar algum site na hora.
Entretanto, usando o Opera 5, que já vem instalado, o acesso aos conteúdos dentro da rede da Nextel é mais rápido. É possível acessar portais de notícias, cinema, esportes, serviços como previsão do tempo, resultados das loterias, informações sobre vôos e até acessar aplicativos dos principais bancos nacionais.

Segurança
Ao inserir um novo SIM Card, o i1 avisa que vai apagar todos os dados registrados no aparelho e pede uma confirmação. Isso é bom porque, em caso de perda ou roubo, ninguém vai ter acesso aos seus dados.

Operação
O aparelho poderia ser mais leve e a retirada da tampa traseira, para troca do cartão de memória ou SIM Card, também poderia ser mais fácil. Como é, parece que vai quebrar. Fora isso, conta com fone de ouvido com microfone, o que facilita bastante a operação. Fica mais fácil ouvir e ser ouvido e, em modo telefone, nem precisa usar as mãos. Em algumas ocasiões o interlocutor informou que a voz fica mais alta quando se usa o i1 em comparação com modelos mais básicos como o i296.

Nenhum comentário: