sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Nokia torna gratuitos serviços de navegação por satélite GPS

.
A Nokia seguiu o exemplo do Google, oferecendo mapas gratuitos em seus celulares, em um esforço para estimular a venda de aparelhos que deve prejudicar outros concorrentes no setor de navegação via satélite.

A Nokia costumava cobrar por pacotes de navegação que incluíam instruções detalhadas de como chegar a um local. Agora, o usuário poderá receber instruções detalhadas de navegação veicular e para pedestres em 74 países, em 46 idiomas, afirma a companhia em comunicado.

Em 2008, a Nokia comprou por US$ 8,1 bilhão a Navteq, uma empresa de navegação digital que concorre com a Tele Atlas, uma divisão da TomTom, companhia especializada em aparelhos de navegação GPS.

Analistas dizem que serviços de navegação gratuitos podem permitir que a Nokia melhore sua posição em queda no mercado mundial de celulares inteligentes. A empresa ainda vende mais celulares inteligentes do que qualquer de seus rivais, mas perdeu terreno para a Apple e para a RIM.

"A Nokia deseja manter elevada participação nesses aparelhos, e essa é uma maneira de fazê-lo, combinando-os a serviços", disse Marti Larjo, analista da Nordea.

"A navegação originalmente era um dos serviços pelos quais eles imaginavam que poderia ser possível obter dinheiro, mas o Google está chegando [à navegação detalhada], bem como outros concorrentes, e eles precisam agir", disse.

No final de 2009, o Google começou a oferecer navegação gratuita em celulares inteligentes do modelo Motorola Droid, no mercado norte-americano.

A Nokia vai oferecer navegação gratuita a 20 milhões de celulares inteligentes, e isso deve prejudicar importantes forças do mercado mundial de serviços de navegação, entre as quais a TomTom e a Garmin.

Segundo a Nokia, a ideia é incluir o serviço gratuito em todos os novos modelos Nokia embarcados com recursos GPS.

"Queremos que o uso do GPS em um telefone seja algo tão comum como enviar um SMS ou tirar uma foto. Acreditamos que a melhor maneira para isso é oferecer uma solução completa e gratuita de navegação", afirmou em comunicado Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia.

Nenhum comentário: