quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Google Street View BRASIL: aprenda a navegar

Agora você já pode ver como é a Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, as ladeiras de Ouro Preto em Minas Gerais ou como é a rua da casa da sua namorada ou a fachada daquela grande loja que você quer ir.

Eis que o tão aguardado Street View chegou oficialmente ao Brasil, inicialmente em 15 municípios do país, o primeiro da América Latina a contar com o serviço. Hoje pela manhã, após o anúncio, milhares de usuários começaram a caçar suas casas, locais de trabalho e outras bizarrices que o sistema traz. Mas, depois de dar algumas risadas com uma ou outra situação engraçada, o que dá para realmente fazer com o Street View e suas imagens em alta resolução?

Para utilizar todos os recursos do produto, siga as instruções a seguir:

1) Digite na barra de endereços ou clique aqui: http://www.google.com.br/
- O endereço digitado vai levar á página de buscas do Google.

2) No campo de pesquisa, digite o endereço que deseja visitar ou explorar com o Google
Street View, sempre na seguinte ordem. rua, praça, avenida ou ponto turístico, o número, bairro, a cidade e o estado. Apesar da busca do Google ser muito eficaz, as vezes cidades diferentes têm o mesmo endereço. Separe por vírgulas ou espaço cada campo de informação.
Exemplo: Avenida Cristóvão Colombo, 1, Belo Horizonte, MG



3) O Google retornará um mapinha com o endereço digitado. Se não aparecer, é porque o endereço está errado ou existem vários endereços iguais. Deslize a barra de rolagem lateral para visualizar as outras opções.

Se estiver correto, clique no mapinha para expandir o mapa.


4) Aparecerá um mapa com mais detalhes. Do lado esquerdo tem um bonequinho amarelo próximo ao ZOOM. Esse bonequinho é como se fosse a sua pessoa que será transportada para a visão ao nível da rua do Google Street View.

Clique no bonequinho com o botão direito do mouse, segure e arraste para o local no mapa apontado com a letra do endereço que você procurou.

5) Ao chegar no local, a base do bonequinho ficará com um disco verde. Pode soltar e aguardar a imagem do local ser carregada.

Você também poderá soltar o bonequinho em qualquer lugar no mapa. Também pode arrastar mapa clicando nele, segurando e movendo na direção que desejar.

6) Use essa ferramenta para girar a imagem 360 graus. Clique na letra N, segure e movimente o mouse em círculos ou clique nas setas.

7) Ferramenta de ZOOM. Aproxima ou distancia a imagem. O mesmo efeito é obtido rolando a bolinha do mouse para frente ou para trás.

8) Elipse branco opaco. Ferramenta para navegação nas vias. Quando você movimenta o ponteiro do mouse sobre a imagem, ele adquire a forma dessa elipse. Efetuando um duplo clique vc se transporta até o ponto selecionado.

Quando o ponteiro se transforma num retângulo você explora uma fachada, uma placa ou uma paisagem.

9) Setas de navegação. Um clique e você avança ou retrocede na direção da linha guia.

10) Ferramenta de TELA CHEIA e ENCERRA navegação da vista da rua voltando para o mapa (4).

Você pode acessar o mapa sem sair da vista de rua, expandindo o mapinha no canto inferior direito. Pode aplicar zoom ou mesmo mover o bonequinho para um outro local instantaneamente.
Navegação em TELA CHEIA.

Você navegar também pelo Googl Earth, porém deverá efetuar o donwnload do programa e instalar em seu computador.

Ou diretamente na página de pesquisas do Google clicando na aba MAPAS.



Dúvidas: aeltec@hotmail.com

.

Google Street View começa a funcionar no Brasil

Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter esse recurso.



O Google começa hoje a mostrar imagens em mapas capturadas nas ruas de três grandes regiões metropolitanas do Brasil com o serviço Street View, integrado ao Google Maps. Segundo a empresa, foram percorridos mais de 150 mil quilômetros de vias em 51 municípios.

As cidades iniciais do Google Street View no Brasil incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e suas áreas metropolitanas, como São Bernardo do Campo, Campinas, Niterói e Curvelo, além da região histórica de Minas Gerais (Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto).

O novo nível de mapas, de acordo com Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil, entra no ar aos poucos a partir de hoje, com previsão de todos os usuários conseguirem ver as imagens de navegação no nível da rua até o próximo final de semana.

Imagens de usuários de locais como o Cristo Redentor, por exemplo, complementam a informação nos mapas. O Google Street View pode ser visto direto no endereço maps.google.com e em smartphones com navegador completo, como BlackBerry, Android e iPhone.

A primeira fase do Google Street View no Brasil foi feita em parceria com a montadora Fiat, que forneceu os veículos que foram equipados com câmeras para percorrer as cidades. Agora, em uma nova fase, um triciclo (uma bicicleta adaptada, na verdade) vai percorrer os locais onde os carros não têm acesso.

Para aumentar a interação com o Google Street View, o Google vai colocar no ar um site especial (www.exploreostreetview.com.br) para ver sugestões de locais já com o Street View e ainda vai aceitar sugestões dos visitantes para novos locais onde o triciclo deve visitar.

Uma votação dos internautas vai definir os novos locais a serem fotografados.

O Google diz ter como objetivo levar todo o Brasil para o Street View. O próximo passo, diz Quintella, são as grandes capitais e suas regiões metropolitanas.

Prender alguém no Brasil, somente depois do dia 5 de outubro/10

.

ÊBA!
YA-BADA-BADU!
NENHUM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO TEM UMA LEI ASSIM!

Desde terça-feira (28/09/10), nenhum eleitor poderá ser preso, exceto em flagrante ou em razão de condenação judicial por crime inafiançável, de acordo com a legislação eleitoral.

A restrição termina na próxima terça (5) às 17h, 48 horas após a votação do primeiro turno, que se realizará no próximo domingo (3).

O Código Eleitoral em seu artigo 236 - clique aqui para ver - considera a proibição como garantia do eleitor porque "ninguém poderá impedir ou embaraçar" o exercício do voto.

A lei estabelece ainda que, ocorrendo qualquer prisão de eleitor, o preso deve ser conduzido a um juiz para verificar se houve ilegalidade. Se for irregular, a prisão pode ser relaxada e quem mandou prender pode ser responsabilizado.

No artigo 298, o Código Eleitoral prevê reclusão de até quatro anos para quem "prender ou deter eleitor, membro de mesa receptora, fiscal, delegado de partido ou candidato".

Os candidatos, fiscais de partido e mesários já não podem ser presos desde o dia 18 de setembro.

Neste domingo, os eleitores devem escolher seis candidatos para os seguintes cargos: deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador (dois por estado), governador e presidente.

A partir desta eleição, a lei exige que os eleitores portem dois documentos para votar: título eleitoral e documento oficial com foto (documento de identidade, identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte).

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cinco bancos concentram 75% dos depósitos no Brasil


.
APETITE VORAZ

Cerca de dois terços de todos os ativos e empréstimos são de responsabilidade, atualmente, de apenas cinco instituições no País:

Banco do Brasil
Itaú
Bradesco
Santander
Caixa Econômica Federal


Há dez anos, essas instituições tinham menos da metade do mercado. A concentração no sistema bancário brasileiro aumentou na saída da crise financeira, no ano passado, quando grandes bancos voltaram às compras e foram fechadas grandes fusões e aquisições.

O processo tem motivação econômica: maiores, os bancos têm o chamado ganho de escala, que é a redução proporcional do custo de sua operação. Eles conseguem ainda economizar em operações mais simples, como a de compra de material de escritório, e na montagem dos complexos sistemas de tecnologia da informação.

"Esse processo não é exclusividade dos bancos brasileiros nem do sistema financeiro. Para serem mais competitivos, muitos setores passaram por grande concentração, como telefonia, transporte aéreo, indústria farmacêutica", enumera o presidente da Austin Rating, Erivelton Rodrigues. "É um ciclo que se autoalimenta. Maiores, os bancos têm mais fôlego para comprar outros ou crescer organicamente".

A concentração bancária costuma ser observada pelos ativos - que são os créditos, direitos, bens e valores a receber que o banco detém. Por essa característica, a participação dos cinco grandes bancos passou de 45,6% em 2000 para 64,9% em junho de 2010. Em ritmo semelhante, as operações de crédito desse grupo saltaram de 49,2% para 65,5% de todo o sistema financeiro no mesmo período.

Anos 90

O professor de finanças da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), José Pereira da Silva, afirma que essa concentração é resultado de um movimento amplo, iniciado há quase duas décadas. Em meados dos anos 90, após a criação do Plano Real, o governo decidiu reestruturar e fortalecer o sistema financeiro com a ajuda dos recursos públicos para impedir que a economia se contaminasse com eventual debilidade dos bancos. Em meio ao movimento, muitos bancos estaduais foram comprados.

No fim dos anos 90 e início dos anos 2000, a segunda fase da consolidação incluiu os bancos privados, que passaram a comprar casas menores para ganhar força e escala. Mais recentemente, houve outra onda que passou a contar também com aquisições de bancos públicos. "A concentração tem um aspecto positivo, que é de dar mais segurança para os clientes, já que bancos fortes têm menor risco na operação", diz Silva.

Talvez seja por isso que é exatamente nesse tema que a concentração é mais evidente: atualmente, 75% de todos os depósitos do sistema financeiro estão nos cinco maiores bancos. Há dez anos, essa fatia era de 52,5%. Durante a crise, grandes bancos, em especial os públicos, receberam volumes expressivos de depósitos.

Mas a concentração tem um aspecto negativo para os clientes, que é a diminuição da concorrência. Com menos casas no mercado, a iniciativa de reduzir juros e taxas ou melhorar serviços pode ser menos urgente que em um cenário com muitas instituições. "É mais difícil concorrer quando você tem cinco ou seis bancos grandes. Mas isso não quer dizer não haja nenhuma concorrência", diz Silva. Nos últimos dois anos, instituições públicas incentivaram a maior concorrência com a oferta de crédito com taxas menores.

Planeta similar à Terra é descoberto e tem potencial para conter vida

.
Um astro com apenas três vezes a massa da Terra foi detectado a 20 anos-luz, orbitando uma estrela da constelação de Libra conhecida como Gliese 581, uma anã vermelha. Astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o primeiro a apresentar potencial real para conter vida.

A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos. O astro, chamado Gliese 581g, fica em uma região na qual os astrônomos julgam que um planeta pode apresentar água líquida para formar oceanos, rios e lagos. No local, a distância da estrela permitiria um ambiente com clima ameno, nem tão frio, nem tão quente.

A órbita do planeta ao redor da estrela Gliese 581 dura pouco mais de um mês terrestre, com as possíveis estações de ano durando apenas dias.

Não é o primeiro planeta a ser descoberto na "zona habitável" da estrela. Em 2007, um outro exoplaneta, localizado próximo a mesma estrela, foi catalogado, também com potencial para ser conter vida.

Cientistas também estimarm que a temperatura média na superfície varia de 31 a 12 graus Celsius negativos. A equipe também afirma que o planeta orbita com uma face sempre voltada à estrela, de forma similar a como a Lua sempre mostra uma face à Terra.


Para os astrônomos, o planeta pode "sustentar vida", o que significa que ele tem potencial para reunir condições de vida. Os seres vivos podem não ser necessariamente parecidos com humanos.


Segundo Steven Vogt, coordenador da pesquisa que contou com 11 anos de trabalho no Observatório W. M. Keck, localizado no Havaí, a descoberta é um indício de que podem existir muitos outros corpos similares no Universo. O exoplaneta ao redor de Gliese 581 é encarado como o primeiro com potencial real para apresentar vida.


Os resultados serão publicados na revista científica Astrophysical Journal, mas estão disponíveis online no site arXiv.org. Até setembro, 490 planetas foram descobertos fora do Sistema Solar.

Novo medidor ‘inteligente’ pode reduzir a conta de luz

.
O governo quer obrigar as concessionárias de energia elétrica a instalar medidores inteligentes nos 63 milhões de residências urbanas hoje atendidas pelo sistema. Esses aparelhos poderão, no médio prazo, reduzir o valor da conta de luz em cerca de 5%, porque a energia passará a ser cobrada como é o telefone: haverá horários em que a tarifa será mais barata. É, porém, um processo que levará cerca de dez anos para estar implantado em todo o País, segundo estimam os técnicos.

Nesta terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou uma audiência pública para discutir o modelo de medidor a ser adotado e as regras para seu uso. Esse trabalho deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2011 e, a partir de meados de 2012, toda vez que a distribuidora fizer uma ligação nova ou substituir um medidor defeituoso terá de usar o modelo inteligente. O prazo é longo para permitir que a indústria de medidores se adapte, disse o especialista em regulação da Aneel Hugo Lamin. Na segunda etapa, a Aneel discutirá a instalação dos medidores nas demais residências.

No lugar do tradicional relógio, o consumidor terá em casa, sem custo de instalação, um aparelho eletrônico que permitirá, por exemplo, medir com exatidão as falhas de fornecimento de energia. O usuário tem direito a um desconto em sua conta toda vez que isso ocorre.

À distância. Para as empresas, os medidores eletrônicos são ainda mais úteis. Eles permitem, por exemplo, que o consumo seja medido à distância, dispensando a necessidade de um funcionário passar de casa em casa. A concessionária pode desligar o fornecimento em caso de inadimplência e religá-lo após o pagamento da conta sem enviar um eletricista. Os medidores podem ser instalados em postes, e não na casa das pessoas, de forma a dificultar fraudes.

Os medidores terão de ser capazes de calcular até quatro tarifas diferentes por dia. A energia será mais cara no horário de pico de consumo do País, que é entre 19h e 22h.

No futuro, as pessoas poderão vender eletricidade excedente ao sistema. Já existem no mercado aparelhos que geram energia a partir da luz solar, chamados painéis ou filmes fotovoltaicos. Em alguns países, as famílias vendem o excedente gerado durante o dia para a distribuidora. Isso será possível no Brasil, mas não de imediato.

Segundo Lamin, os painéis ainda são muito caros.

"Marcos regulatórios são importantes para ajudar as empresas na decisão de investir", disse Carlos Ramon, gerente de novos negócios da Silver Spring, uma das empresas líderes no mercado norte-americano de novas tecnologias para energia elétrica. A empresa se instalou no Brasil este ano, de olho no tamanho do mercado: 104 milhões de medidores, se considerados os residenciais, rurais e comerciais. "O consumo de eletricidade cresce 7% a 8% ao ano, o que cria pressão nas concessionárias para melhorar a eficiência da rede."

Bovespa: a segunda maior Bolsa do mundo

.

O mercado de capitais brasileiro fechou a semana com boas notícias. Além da capitalização recorde da Petrobrás, a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) se tornou a segunda maior do mundo em valor de mercado (R$ 30,4 bilhões pela cotação de quinta-feira). Segundo o presidente da bolsa paulista, Edemir Pinto, agora a BM&F Bovespa só perde para a Bolsa de Hong Kong.

"Hoje somos 25% maior que as três principais bolsas do mundo: Nova York, Londres e Nasdaq", comemora o executivo, durante discurso na cerimônia de lançamento das ações da Petrobrás. Ele destacou que a bolsa tem feito um grande esforço para atrair novos investidores para o mercado acionário. Até 2014, a principal meta da BM&F Bovespa é elevar o total de 600 mil acionistas para 5 milhões. A tarefa, segundo ele, deve contar com alguns incentivos que ainda estão em elaboração.

Edemir Pinto, explicou que a instituição está trabalhando para reduzir os custos de transação para as pessoas físicas. O foco é a área de custódia de ações. Ele afirmou, ainda, que a bolsa ampliará a campanha publicitária com Pelé cujo foco é estimular o pequeno investidor a se manter acionista de uma empresa. "A partir do dia 4, a campanha será veiculada no Brasil todo", disse o executivo. Por ora, está restrita às praças de Curitiba (PR), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).



Novos lançamentos. Outra frente de trabalho será incentivar novas empresas a abrir seu capital na bolsa. "De 2004 para cá 150 companhias fizeram o lançamento de ações. Nossa meta é conquistar mais 200 empresas nos próximos anos. E esta é uma meta conservadora", destacou ele, sem estabelecer prazos.

Segundo o executivo, se compararmos a quantidade de empresas que negociam suas ações na bolsa brasileira com as demais bolsas mundiais, ficamos muito atrás. "Por isso, temos de fazer um trabalho com as pequenas e médias empresas para que elas possam expandir, crescer e se tornar importantes para o Brasil."

Embora tenha se transformado na segunda maior em valor de mercado, a BM&F Bovespa é apenas a sexta maior em volume movimento de ações. Já no mercado de opções, a bolsa paulista ocupa a primeira posição no ranking mundial, com as operações de Petrobrás e Vale. Outro mercado importante é de taxa de juros, em que a bolsa brasileira já ocupa a segunda posição.

Durante a cerimônia da capitalização da Petrobrás, Edemir Pinto não perdeu a oportunidade de fazer reivindicações ao governo federal, em especial ao presidente Lula, a quem teceu uma série de elogios.

Ele pediu a redução de taxas e a concessão de maiores incentivos à entrada de novos investidores no mercado de capitais. "Devemos buscar novos patamares de excelência. Pedimos uma mudança na cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Não faz sentido a incidência deste custo, que impacta diretamente sobre as empresas de pequena e médio porte que poderiam estar usando a Bolsa", disse o executivo.

Sobre a capitalização da estatal, ele afirmou que se trata de um "marco para o mercado que simboliza a magnitude da capitalização da Petrobrás para o Brasil e para o mundo". "A história da economia brasileira e do mercado mundial de capitais passa a se dividir em antes e depois da capitalização da Petrobrás."

Petrobras passa a ser a 4ª maior empresa do mund

.

Com os cerca de US$ 70 bilhões que a Petrobras conseguiu com o processo de capitalização, a petrolífera brasileira se tornou a quarta maior empresa do mundo em valor de mercado, considerando o fechamento das bolsas de valores na quinta-feira (23).

A Petrobras passou a valer cerca de US$ 217 bilhões, mais do que companhias como a Microsoft, o Wal-Mart e a General Electric. À frente da Petrobras estão a Exxon Mobil, com valor de mercado de US$ 311 bilhões, a PetroChina, com US$ 265 bilhões, e a Apple, com US$ 264 bilhões.

A seleção das companhias foi feita tomando como base a edição de 2010 do ranking FT Global 500, das 500 maiores empresas do mundo, do Jornal Financial Times, elaborada com dados de 30 de março. Os valores de mercado, porém, foram atualizados com base no fechamento das ações da última quinta-feira (23).

O valor de mercado é o preço de cada ação da empresa multiplicado pelo número de papéis em circulação, ou seja, representa o quanto um investidor pagaria se fosse possível comprar todas as ações da companhia. Isso significa que esse valor varia diariamente, de acordo com a cotação dos papéis da empresa.

Na lista do FT Global 500 divulgada este ano, a BP (British Petroleum) estava na sexta posição, com um valor de mercado de US$ 210 bilhões. Mas o ranking foi elaborado antes do acidente com uma plataforma da empresa no Golfo do México.

Após o vazamento, que demorou três meses para ser contido, o preço das suas ações despencou. Ontem (23), a companhia valia apenas US$ 69 bilhões, o que significa que suas ações perderam 70% dos seu valor desde então.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Google Street View chega ao Brasil na próxima quinta

.
Serviço deve estrear com mapeamento das capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas, mas enfrenta problemas no exterior.

A Google anunciará na próxima quinta (30/09), em um evento para a imprensa em São Paulo, que o serviço Street View finalmente começará a operar no Brasil.

De acordo com o convite enviado à imprensa, a apresentação será feita por executivos da Google no Brasil e da Fiat – parceira no projeto.

O serviço permite visualizar as ruas a partir do ponto de vista de um motorista, o que facilita a navegação com o Google Maps. Com câmeras instaladas em carros, já foram mapeadas ruas e avenidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A primeira etapa do projeto previa a captação de imagens nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

No exterior, o Street View tem levantado polêmicas com usuários e governos, com acusações de invasão de privacidade e coleta de dados de redes Wi-Fi sem a anuência dos proprietários.


Brasil é 15º país menos vulnerável à alta dos alimentos, diz estudo

.

Um relatório divulgado pelo maior banco de investimentos da Ásia coloca o Brasil como 15º país menos vulnerável a uma futura alta global nos preços dos alimentos.

O estudo do banco Nomura também cita Brasil e Argentina, dois grandes exportadores de alimentos, como possíveis beneficiados pelo eventual aumento dos preços.

O ranking, que contempla 80 países, coloca a Nova Zelândia como país menos vulnerável à alta global nos preços dos alimentos, com o Uruguai em segundo lugar e a Argentina em terceiro.

O relatório mostra Bangladesh, Marrocos e Argélia como os três mais vulneráveis.

Para estabelecer a lista, o Nomura criou um Índice de Vulnerabilidade de Alimentos, que leva em conta fatores como PIB (Produto Interno Bruto) per capita nominal, a parcela ocupada pela alimentação no consumo das famílias e a participação da exportação de alimentos no PIB de cada país.

Ainda de acordo com o estudo, o Brasil está em 10º lugar na lista dos países em que o preço dos alimentos menos afeta o Índice de Preços ao Consumidor. Os Estados Unidos são o país com menor impacto, enquanto a Índia é o mais afetado.

Previsão de alta nos preços O estudo do Nomura prevê uma alta nos preços dos alimentos nos próximos anos, considerando fatores como aumento da demanda global, mudanças climáticas, redução nas área cultiváveis, diminuição nos ganhos da atividade agropecuária, especulação e protecionismo.

A solução proposta pelo relatório é aumentar a oferta mundial de alimentos através de um investimento maior em agricultura, da remoção das barreiras comerciais, da reforma das políticas agrárias e do acesso facilitado de serviços financeiros aos produtores.

Os temores com o aumento dos preços dos alimentos levou à convocação de uma reunião extraordinária da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) nesta sexta-feira, em Roma, para discutir o assunto.

Entre os participantes da reunião, estão produtores de grãos da Rússia, país que suspendeu suas exportações de trigo e outros grãos devido à seca.

A notícia gerou temores de que uma nova alta generalizada nos preços de produtos agrícolas pudesse causar uma nova crise de alimentos, como a ocorrida em 2007/2008, que gerou revoltas populares em váris países como Haiti, Indonésia, Egito e Camarões.

Nova geração de cédulas do Real chega em novembro

.
As novas notas do Real começarão a circular a partir de novembro. As primeiras cédulas a entrarem em circulação serão as de R$ 50 e R$ 100. As demais, a partir de 2012.

A expectativa do Banco Central (BC) é de que até a Copa do Mundo, em 2014, as atuais cédulas já tenham sido totalmente retiradas de circulação.

As novas notas foram criadas com o objetivo de dificultar a falsificação. Segundo o BC, a média atual de falsificação é de 143 em cada um milhão de notas em circulação.

"O dinheiro que será produzido é o que existe de mais evoluído no mundo. Por exemplo, se formos comparar as cédulas com um carro, podemos dizer que elas serão como um Fórmula 1", diz o chefe do departamento do Meio Circulante do Banco Central (BC), João Sidney de Figueiredo Filho.

As novas notas terão nuances nas tonalidades da marca d'água. Cada animal da cédula será a marca d'água, como já é nas notas de R$ 2 e de R$ 20. Também haverá uma banda holográfica, existente na de R$ 20 e muito usada no euro, por exemplo.

Outra alteração que será realizada tem a ver com o tamanho das cédulas, com o objetivo de facilitar o manuseio para os deficientes visuais. Cada nota terá um tamanho, de acordo com o valor.

No modelo novo, a de R$ 2 medirá 12,1 cm por 6,5 cm, e a maior, a de R$ 100, terá 15,6 cm por 7 cm.


Atualmente, todas são iguais, ou seja, medem 13,5 cm por 6,5 cm. Para a confecção destas novas cédulas foram gastos R$ 400 milhões em equipamentos

Brasil, Alemanha, Índia e Japão pedem ampliação do Conselho de Segurança



Os chanceleres de Brasil, Alemanha, Índia e Japão pediram nesta sexta-feira a ampliação da quantidade de membros do Conselho de Segurança da ONU, com a adesão de vários membros permanentes e não permanentes.

No final de uma reunião realizada na missão do Japão, os ministros reiteraram "a necessidade de uma reforma urgente do Conselho de Segurança, que poderá incluir a expansão de membros tanto permanentes como não permanentes".

Pediram também, em um comunicado comum, "melhorar os métodos de trabalho do Conselho, para torná-lo mais representativo, legítimo, efetivo e com capacidade de resposta diante das realidades da comunidade internacional do século XXI".

Os quatro países disseram ser a favor de ampliar os membros permanentes (atualmente cinco com direito a veto: Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha) a países "desenvolvidos e em vias de desenvolvimento".

Os quatro países participantes são aspirantes a membros permanentes. Concordaram também em pedir ao menos um assento permanente para um país da África.

Também disseram ser a favor de criar novos membros não permanentes, que são atualmente dez, com mandatos de dois anos renovados anualmente em grupos de cinco.

Participaram do encontro em Nova York os chanceleres Celso Amorim (Brasil), Guido Westerelle (Alemanha), S.M. Krishna (Índia) e Seiji Maehara (Japão).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia 17 de outubro começa o horário de verão

.

A 40ª edição do Horário de Verão (2010-2011) terá início à zero hora do dia 17 de outubro de 2010 (17/10/2010) e terminará à zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011 (20/02/2011) (Decreto 6558/2008 de 08/09/2008).

O horário de verão 2010/2011 começa a partir de 0h do dia 17 de outubro de 2010. Significa que, da noite de sábado 16 para domingo 17, as pessoas que moram nas regiões onde o horário de verão vigora deverão adiantar seus relógios em uma hora.

O ano de 2010 é o segundo em que o horário de verão começa conforme um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. De acordo com esse decreto, o horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro.

O horário de verão é um assunto bastante polêmico, gerando bastante controvérsia e possui defensores tanto do lado de quem quer que ele continue como do lado de quem acha um insensatez.

Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) é que haja uma redução entre 4% e 5% na demanda no horário de pico, cerca de 2 mil MW. No Sudeste e Centro-Oeste, a redução na demanda deve chegar a 1.790 MW, o que equivale a uma cidade com 5 milhões de habitantes. Já na região Sul, a estimativa de redução é de 528 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes.

O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A mudança de comportamento dos consumidores associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Como conseqüência ocorre uma maior segurança e confiabilidade operativa do sistema nas horas mais críticas, minimizando a necessidade de investimentos para atendimentos sazonais em áreas localizadas, evitando-se também a sobrecarga nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia.

Além do Distrito Federal, a medida abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa abrangência é explicada pelo fato de ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nessa época do ano nesses estados.

Horário de verão altera o relógio do corpo; entenda:

Com o horário de verão chegando - sábado, dia 18 de outubro, à meia-noite, os relógios precisam ser adiantados -, muita gente já se preocupa com aquela horinha que vai perder.

E a mudança não significa apenas ter menos tempo para aproveitar a noite. O corpo realmente demora um pouquinho para se adaptar. O relógio interno, acostumado com o dia de 24 horas, estranha quando ele tem apenas 23h.

Isso porque o organismo tem um relógio biológico natural e, com a rotina, se acostuma a acordar naturalmente ou se preparar para dormir em determinado momento do dia. Quando o horário de verão chega, uma hora dessa rotina é "deslocada" e o organismo demora um pouco a perceber.

"O horário de verão mexe com o relógio do nosso organismo - o que chamamos de ritmo circadiano. Com isso, é muito comum o indivíduo ter maior irritabilidade, cansaço e, em alguns casos, até mesmo insônia", explica Roberto Cairalla, diretor clínico do Hospital Sírio-Libanês de Itatiba.

Na verdade, essa "horinha" a menos não acarreta maiores problemas ao corpo. "Em mais ou menos uma semana ele já se adapta. Uma hora é pouco para o corpo sentir alguma diferença que traga grandes danos", esclarece o especialista.

O problema seria maior se a alteração também fosse. Quando isso acontece - o famoso "jet lag", comum em viagens com destinos de fusos diferentes -, o organismo fica "louco" e até os hormônios se alteram.

Infelizmente, não há uma receita ideal para que o corpo possa se adaptar rapidamente com o novo horário. "Ter uma alimentação mais leve ou fazer exercícios físicos com certeza ajudam, mas ainda assim o corpo sofre com as alterações. Não há uma formula mágica", enfatiza Roberto, que também é cardiologista. O jeito mesmo é esperar o corpo se adaptar, sem perder o pique.

Para saber mais:

- O horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro e termina no segundo domingo de fevereiro, exceto quando esse dia cai no Carnaval. Quando isso acontece, prolonga-se o horário por mais uma semana, tendo seu término no terceiro domingo de fevereiro.

- Ele só abrange a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Isso porque as regiões próximas à linha do Equador sofrem mudanças bem sutis na incidência do Sol, então não teria porque se adaptarem ao horário, criado para economizar energia.

- O governo federal estima que a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo.

- As regiões que não possuem o horário de verão sofrem apenas com as programações da televisão, que costumam adaptar o seu horário para igualar com o de Brasília. Terra, Por Tissiane Vicentin (MBPress).


Computadores se antecipam ao término do horário de verão

Relógios devem ser atrasados em uma hora a partir da 0h do dia 21

A uma semana do término do horário de verão, usuários relataram que os computadores amanheceram hoje com o relógio uma hora atrasado. Com início em 18 de outubro de 2009, a mudança do relógio só termina à 0h do próximo dia 21.

De acordo com a assistência técnica da Microsoft, ainda não foi divulgada nenhuma operação de troca prematura por parte de usuários. Mas quem teve problemas deve entrar em contato com o suporte técnico para corrigir qualquer erro.

O endereço da Microsoft é http://www.microsoft.com/brasil/windows/verao.mspx.

O início do horário de verão começa sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e se encerra à 0h do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Se coincidir com um domingo de Carnaval, o encerramento é automaticamente transferido para 0h do domingo seguinte.

A determinação dos dias para início e encerramento do horário de verão segue o decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008.

O horário de verão vigora nos seguintes Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

domingo, 26 de setembro de 2010

Gene "Homer Simpson" deixa rato mais burro




Cientistas descobriram um gene que faz com que ratos fiquem mais inteligentes quando está desativado. Apelidado de "gene Homer Simpson", ele atua em uma parte do cérebro que regula o modo como os animais aprendem e formam novas memórias. O gene GS14 também está presente nos homens.

Os pesquisadores da Escola de Medicina Emory, nos EUA, afirmam que a eliminação do gene em camundongos fez com que eles ficassem mais hábeis em labirintos de navegação e em lembrar objetos. Os resultados foram publicados esta semana no site da Proceedings of National Academy of Science.

John Hepler, professor de farmacologia da Universidade disse: "A grande questão é por que nós, ou os ratos, temos um gene que nos faz menos inteligente - um gene de Homer Simpson?

"Eu acredito que não estamos vendo a imagem completa. O RGS14 pode ser parte do controle de uma parte do cérebro que, quando ausente ou deficiente, envia sinais importantes ao cérebro sobre aprendizagem e memória fora de equilíbrio. "

Os cientistas descobriram que a área do hipocampo do cérebro está envolvido no fortalecimento das conexões no cérebro que se formam quando uma nova memória é criada.

Os pesquisadores descobriram que em ratos com o gene RGS14 desligado, a região CA2, que se mostrou resistente à mudança, torna-se capaz de responder à estimulação elétrica e os neurônios tinham ligações fortes.

O gene alterado para reconhecer objetos também foi reforçado, em comparação com camundongos normais. Eles também aprenderam mais rapidamente a navegar por um labirinto de água para uma plataforma de escape por meio de lembranças de pistas visuais.

A falta do gene RGS14 não parece ferir os ratos alterados, disseram os pesquisadores.O cientista diz que o 'sonho' é elaborar uma maneira de desligar o gene, e melhorar o poder do cérebro.

Conheça o Android da Motorola para rede Nextel

.
Aparelho é capaz de rodar aplicativos para sistema do Google.
Com comunicação via rádio, telefone é vendido por R$ 1 mil.

Lançamento da Motorola e Nextel para o mercado de aparelhos push-to-talk (serviço de conexão direta), o i1 é um smartphone que roda o sistema operacional Android, possui vários recursos como tela sensível ao toque, GPS, câmera de 5MP, filmadora, Wi-Fi, Bluetooth e ainda conta com os softwares Google Maps, Latitude e alguns widgets pré-instalados.

Suas principais funcionalidades são:

Swype
O Swype é um recurso de digitação de textos em telas touchscreen que permite escrever sem levantar o dedo, bastando arrastá-lo para a letra desejada. Foi desenvolvido pelo mesmo criador do T9.

E funciona mesmo? Sim, surpreendentemente, funciona! Porém, a cada palavra que se escreve é necessário levantar o dedo para o aparelho processá-la. Caso haja dúvidas no que foi escrito, é aberta uma janelinha para você escolher a opção correta e continuar escrevendo. Mas a vantagem, além da rapidez que se pega com o treino, é que não é preciso digitar a barra de espaço, quando é largado o dedo e iniciada a digitação de uma nova palavra, o software insere automaticamente, por padrão.

Caso não se adapte a esse modo de digitação, ainda é possível escolher o XT9 (que sugere as palavras ao digitar) ou o clássico modo normal, onde deve digitar a mesma tecla algumas vezes até conseguir a letra desejada.

Câmera com foto panorâmica e geo-tagging
Seguindo uma tendência, a câmera do i1 vem embutida com georreferência, (marca na foto a localização de onde foi tirada) e ainda conta com o recurso de tirar fotos panorâmicas com apenas um disparo. Para tal, deve-se clicar no botão de menu e escolher “Panorama”. A partir daí é simples: basta focar, pressionar o disparador e ir movendo para a direita com ajuda de uns quadradinhos que servem de guia. No final, as imagens são processadas e juntadas. Todas as imagens também podem ser compartilhadas por e-mail, Gmail, Facebook, Picasa e MMS.

Comandos por voz
O aparelho conta com comandos por voz. Por ele você consegue mandar um alerta; ligar; enviar torpedo, foto ou e-mail; buscar alguém na lista de contatos; abrir um atalho; executar uma lista de reprodução e checar itens.

Na prática, se enganava com comandos que não o de ligar para um contato e tocar uma determinada lista de reprodução, confundindo com comandos diferentes. Mas com um pouco mais de treino e paciência a experiência tende a melhorar.
De qualquer forma, o mais interessante é que não é necessário pré-gravar o nome dos contatos, um a um, o aparelho cruza o que foi digitado com o que foi falado e entende para quem deve faze a ligação. Em caso de alguma dúvida, faz um pergunta para saber qual contato exatamente você deseja falar.

Navegação
O i1 usa a tecnologia iDEN para acessar a internet e sua velocidade máxima é de 19kbps. Isso deixa a navegação bastante lenta quando você está na rua e precisa acessar algum site na hora.
Entretanto, usando o Opera 5, que já vem instalado, o acesso aos conteúdos dentro da rede da Nextel é mais rápido. É possível acessar portais de notícias, cinema, esportes, serviços como previsão do tempo, resultados das loterias, informações sobre vôos e até acessar aplicativos dos principais bancos nacionais.

Segurança
Ao inserir um novo SIM Card, o i1 avisa que vai apagar todos os dados registrados no aparelho e pede uma confirmação. Isso é bom porque, em caso de perda ou roubo, ninguém vai ter acesso aos seus dados.

Operação
O aparelho poderia ser mais leve e a retirada da tampa traseira, para troca do cartão de memória ou SIM Card, também poderia ser mais fácil. Como é, parece que vai quebrar. Fora isso, conta com fone de ouvido com microfone, o que facilita bastante a operação. Fica mais fácil ouvir e ser ouvido e, em modo telefone, nem precisa usar as mãos. Em algumas ocasiões o interlocutor informou que a voz fica mais alta quando se usa o i1 em comparação com modelos mais básicos como o i296.

Blockbuster perde espaço para filmes on-line e pede concordata


Não foi só a máquina de escrever e o telex que perderam para a modernidade.

A rede de locadoras de vídeo Blockbuster encaminhou um pedido de concordata como parte de um acordo pré-arranjado com credores que vai reduzir a dívida da empresa de quase US$ 1 bilhão para cerca de US$ 100 milhões.

Mais de 80% dos credores da empresa concordou em apoiar o plano e fornecer US$ 125 milhões em financiamento para ajudar as operações da Blockbuster enquanto a empresa atravessa o processo de recuperação judicial.

"Atualmente, todas as 3 mil lojas da companhia nos Estados Unidos continuarão abertas", informa a empresa em comunicado.

A Blockbuster divulgou que não vai fornecer financiamento para suas operações na Argentina, que têm passado por repetidos momentos de falta de fluxo de caixa operacional.

Em comunicado separado, a Blockbuster no Canadá divulgou que não está incluída no processo de recuperação judicial e que todas as suas operações prosseguem normalmente.

No início deste ano, a rede informou que iria fechar quase 10% de suas lojas. Os consumidores têm preferido serviços on-line de filmes como Netflix em vez de alugar DVDs em lojas físicas.

A Movie Gallery, rival da Blockbuster, encaminhou pedido de concordata em fevereiro. Apesar da rede ter inicialmente planejado se reestruturar, em maio acabou optando por liquidar suas operações completamente.


Câmera profissional de 200 megapixel chega ao mercado em 2011

.


A fabricante sueca de câmeras de médio formato Hasselblad anunciou que planeja lançar, no primeiro semestre de 2011, um modelo com capacidade de tirar fotos com resolução de 200 megapixel.

No momento, o modelo mais poderoso vendido pela empresa é o H4D-60, com resolução de 40 megapixel. Para comparação, o sensor fotográfico do iPhone 4 tem 5 megapixel. Cada conjunto de câmera com sensor digital H4D-60 custa, nos EUA, cerca de US$ 40 mil, o equivalente a R$ 68 mil.

A supercâmera tem um sensor maior que o das máquinas fotográficas tradicionais. Desde o tempo da fotografia analógica, com filme, câmeras de médio formato são utilizadas principalmente por fotógrafos de publicidade.

A nova máquina da Hasselblad também deve ter uso semelhante. Para capturar uma imagem, são necessários cerca de 30 segudos de processamento: a câmera, portanto, deve atrair principalmente forógrafos de estúdio, interessados em registrar objetos estáticos.

Oposição admitie vitória de Dilma

.
Faltando uma semana para a eleições presidenciais, a oposição adminte que a candidata do PT Dilma Russeff será eleita a nova presidente do Brasil.

Em entrevista ao jornal britânico "Financial Times", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso critica a oposição por "mistificar" o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e admite que a candidata oficial, Dilma Rousseff, é a mais provável vencedora das eleições presidenciais do dia 3 de outubro.

Os empregados estão valendo mais

.
Por que tanta gente troca de trabalho, ganha aumento – e nem liga para a qualidade de vida

O que os economistas chamam de “aquecimento da economia” tem, para quem ganha salário, significados bem práticos: mais vagas, mais facilidades para trocar de emprego, conseguir aumento e negociar aumentos maiores. Desde 2005 os brasileiros não achavam tão fácil trocar de emprego, segundo uma sondagem mensal da Fundação Getulio Vargas, e os salários de contratação subiram rapidamente desde o ano passado, de acordo com o Ministério do Trabalho. Essa situação ajuda a explicar a nova realidade dos assalariados de classes A e B das grandes cidades do país – aferida por um levantamento da consultoria de recursos humanos Asap, feito com 779 profissionais.

Um em cada quatro entrevistados já se arrependeu alguma vez por ter trocado de emprego

Esses profissionais estão mais exigentes: 41% deles só aceitam trocar de emprego por ofertas de mais de 30% de aumento de salário (leia o quadro abaixo). “O mercado está bem aquecido, com muitas ofertas de trabalho. Com mais oportunidades, o profissional fica mais valorizado”, diz Carlos Eduardo Dias, sócio-diretor da Asap. Foi o que aconteceu com o gerente comercial Thales Baldinotti, de 33 anos. Ele mudou de emprego há três meses, depois de ficar dois anos e meio na mesma empresa do setor de cartões de pagamento, para ganhar salário um terço maior que o anterior. “Eu ganhava bem no antigo trabalho, mas sabia que podia ganhar ainda mais. Além disso, passei da condição de pessoa jurídica para a de contratado.”

Maioria dos brasileiros vive irregularmente fora do País

.
É como se toda a população de Salvador fosse para o aeroporto e deixasse o País. Levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores mostra que hoje 3.030.993 brasileiros (1,57% da população) migraram para todos os continentes do planeta. E dois em cada três brasileiros no exterior estão irregulares - ou seja, não contam com nenhum apoio jurídico ou médico.

A situação já causa preocupação ao governo, conforme o embaixador Eduardo Gradilone, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty. "Nós atuamos para protegê-los e para regularizar a situação o máximo possível."

Os maiores avanços até agora foram conseguidos com o Paraguai. O Acordo de Residência do Mercosul, vigente desde 2009 para Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, permitiu que 5.590 dos 300 mil brasileiros que vivem em terras paraguaias se regularizassem. O Ministério das Relações Exteriores prevê que até o fim deste ano 10 mil brasileiros já estejam documentados no país vizinho e protegidos pelas leis de imigração.

Do lado da lá também há um movimento rumo ao Brasil. A Lei da Anistia para os imigrantes sem documentos permitiu que desde o ano passado o Brasil regularizasse 4.135 cidadãos paraguaios. Ao contrário dos brasileiros, que foram atrás de terras boas para o plantio, os paraguaios vieram para o Brasil em busca de emprego urbano.

Jornal Folha de São Paulo joga toalha na campanha de José Serra à presidência da República


O inimaginável aconteceu. Depois de declararem apoio na calada ao presidenciável da Direita que se diz da Esquerda José Serra, a Folha de São Paulo de uma hora para outra começa a abandonar o seu candidato ao planalto.

Tudo de negativo que não foi mostrando durante a campanha presidencial sobre o candidato José Serra, agora, faltando uma semana para as eleições é mostrado em manchetes de primeira página.

Será que estão mudando de lado agora? Jornal Vira-Lata? Ou apenas uma forma de forçar um segundo turno entre Serra e Dilma com os desvios dos votos dos indecisos para a candidata Marina Silva?

Controle à distância

O sistema de segurança integra o monitoramento de alarmes e a visualização remota das imagens do condomínio, que pode ser feita pelo celular.

Focado em profissionais da área de administração de condomínios, como síndicos, zeladores, porteiros, construtores, entre outros, o evento traz novidades em produtos e serviços para empreendimentos comerciais, residenciais, de prédios ou de casas.

Uma tendência entre os cerca de 100 expositores que participam da feira é a individualização de contas de água e gás, que possibilita a cada condômino pagar exatamente o que consumiu, sem precisar arcar com as contas dos inadimplentes. A automação também ganha espaço entre os serviços oferecidos, possibilitando diversos controles à distância, como a irrigação do jardim e a mudança da iluminação, além de integrada à segurança, com opções de monitoramento.

A Expo Síndico Secovi Condomínio integra a Semana Imobiliária São Paulo 2010. O evento anual, que chega à sua 5ª edição, reúne quatro diferentes feiras: o Salão Imobiliário São Paulo, a Expo Síndico Secovi Condomínio, a Fiaflora Expogarden e a Casa & Decoração Show.

sábado, 18 de setembro de 2010

iPhone 4 está à venda no Brasil. Vale a pena ter um celular engessado e caro?



A resposta é não se você utiliza todo o potencial de um celular como:

-Instalar programas
-Usar a agenda de contatos
-Usar o calendário e marcar compromissos e aniversários
-Usar aplicativos para facilitar o seu dia a dia
-Compartilhar planilhas e textos com o seu computador do escritório ou casa
-Ler livros em PFD, TXT, WORD ou outro formato
-Ver filmes baixados, emprestados no formato que desejar (MPEG, MP4, DIVX, RMVR, MOV, etc)
-Ver fotos ou salvar uma imagem para lembrar mais tarde.
-Sincronizar com o Windows sem problemas apenas arastando e soltando em ambos

Mas se você não faz nada disso citado acima, apenas recebe e faz ligações e quer ter um celular da moda a resposta é sim. Você quer ter um iPhone.

A EXAME fez um levantamento geral entre países que vendem iPhones 4 desbloqueados, livres de contrato com operadoras (Estados Unidos e Japão não foram incluídos por causa disso), e apurou que o preço do nosso é consideravelmente maior que o da Itália, que até então tinha o título de mais caro do mundo.

Como qualquer dispositivo de telefonia móvel importado, [o iPhone] recebe 16% de taxa de importação, mais 15% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), 9,25% de contribuição para o PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), além de uma média de 18% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), dependendo do estado.

No ranking compilado pela publicação, os iPhones 4 mais baratos podem ser encontrados hoje no Canadá e em Hong Kong, saindo por cerca de R$1.100 para o modelo de 16GB e R$1.300 para o de 32GB. No Brasil, eles custam R$1.800 e R$2.100, respectivamente.

Isto não deu na imprensa: Brasil aumenta seu mar territorial de 200 para 350 milhas para proteger o pré sal.

.


O Brasil se antecipou às Nações Unidas ao reafirmar seus direitos sobre uma zona marítima potencialmente rica em petróleo, e isso sem esperar o aval da organização internacional. Essa manifestação de independência se deu sob a discreta forma de um decreto publicado no dia 4 de setembro no “Diário Oficial”.

Segundo esse texto, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) decidiu que “qualquer empresa ou nação que deseje explorar os recursos minerais da plataforma continental deverá pedir a autorização prévia do governo brasileiro”. Isso equivale a estender a fronteira marítima do Brasil até 350 milhas náuticas (648 km) de suas costas. Assim, o país acrescenta à sua zona econômica exclusiva – 3,5 milhões de quilômetros quadrados sobre uma extensão de 200 milhas náuticas (370 km) – uma superfície marítima de 960 mil quilômetros quadrados.

A convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que data de 1982, abre a possibilidade para qualquer país, dez anos após ter ratificado esse texto, de reivindicar direitos até 350 milhas de suas costas, de acordo com a dimensão de sua plataforma continental. O Brasil ratificou a convenção em 1994 e apresentou seu pedido em 2004. Para justificar este último, ele enviou um mapa detalhado à Comissão dos Limites da Plataforma Continental (CLPC) das Nações Unidas.

Interesse estratégico

A CLPC levou vários anos para examinar esse pedido, antes de rejeitá-lo parcialmente e de pedir ao Brasil que o reiterasse, o que Brasília fez, sem mudar nada, em março de 2009. Um mês depois, a comissão da ONU aceitou 75% da reivindicação brasileira, para uma superfície de 712 mil quilômetros quadrados. Desde então, os 248 mil quilômetros quadrados recusados permaneciam sob disputa.

Então o Brasil decidiu colocar os pingos nos “is”. Essa impaciência corresponde a um interesse estratégico considerado vital: a necessidade de proteger das cobiças externas as imensas reservas de petróleo que as descobertas efetuadas há três anos ao largo de suas costas deixam imaginar, ou seja, 50 a 100 bilhões de barris provados até agora.

Essas jazidas em águas muito profundas – a mais de 7 mil metros e sob uma espessa crosta de sal de 2 mil metros, o que explica o nome em português “pré-sal” – poderiam fazer do Brasil, em 2030, o 4º maior produtor mundial de ouro negro. As jazidas do pré-sal descobertas se situam na zona econômica exclusiva, mas outras poderão ser descobertas um pouco mais longe das costas, o que explica a iniciativa unilateral do Brasil.

Esta ocorreu – não foi um acaso - no mesmo dia em que a companhia petrolífera Petrobras, 40% da qual pertencem ao Estado federal, anunciava sua intenção de levantar até US$ 64 bilhões (R$ 110 bilhões), pela emissão de novas ações, para financiar os enormes investimentos necessários para a exploração das jazidas. Ao reafirmar sua soberania sobre a zona onde jaz seu tesouro petrolífero, o Brasil dá uma garantia extra a todos aqueles que se preparam para investir no pré-sal.