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Desde que a Toyota lançou a garantia de três anos para o Corolla, em 2002, cada vez mais montadoras aderem à estratégia. A vantagem, porém, pode ter custo elevado.
Para usufruir da garantia, o proprietário é obrigado a fazer todas as revisões nas concessionárias, que cobram preços altos. Em média, quanto mais longa a garantia, mais cara é a revisão.
Em garantias de cinco anos, revendas de São Paulo cobram até R$ 1.800 pela revisão dos 40 mil km --o valor varia conforme o modelo. O mesmo serviço custa, em média, R$ 400 em oficinas independentes. Não há como escolher uma garantia menor. Há apenas a opção de desistir dela e abandonar a manutenção em concessionária.
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Isela Costantini, diretora de pós-venda da Chevrolet, afirma que, "com a cobertura maior, o fabricante tem de arcar com peças e serviços mais complexos e caros."
Foi o que aconteceu com o Clio. A Renault estendeu a garantia de um para três anos, e o preço das revisões de 30 mil, 50 mil e 70 mil km passou de R$ 231 para R$ 284, fora as possíveis peças danificadas. O dono do Clio encara ainda a revisão de 80 mil km, que custa R$ 1.135.
5 ANOS
As marcas sul-coreanas, como Hyundai e Kia, também cobram mais pelas revisões --oferecem garantia de cinco anos. Querem eliminar a fama de manutenção cara, pois importam quase todos os modelos --HR e Tucson são montados em Goiás.
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Já a revisão de 40 mil km do i30, o hatch médio mais vendido, custa R$ 1.200. A do VW Golf, feito no Paraná e com apenas um ano de garantia, sai por R$ 313.
Segundo consultores da Hyundai, a revisão básica do Tucson parte de R$ 680, mas o valor sobe de acordo com as peças trocadas.
A editora Cristina Pereira de Lima, 32, afirma ter pagado R$ 2.000 pela revisão do seu Tucson. "Eles [consultores da Hyundai] não explicam direito o que é obrigatório e o que é recomendado."
Nos EUA, a Hyundai dá dez anos de garantia --e também exige que a revisão cara seja feita em concessionária.
A advogada Ana Lucia Oliveira, 31, levou um susto ao ver a conta da revisão de 10 mil km de seu Kia Picanto: R$ 900. "Quem roda 40 mil km por ano vai desembolsar R$ 4.800 em 12 meses", diz.
"O dono deve verificar o que cobre a garantia. Cada montadora tem uma previsão de desgaste dos carros e de quanto podem gastar", diz Olinto Barros, professor de gestão automotiva da FEI.
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De acordo com o Procon, a montadora é obrigada a dar três meses de garantia legal. Acima disso, passa a ser garantia contratual, que varia de um a cinco anos. Não há regras para o preço das revisões, que seguem o plano de manutenção da montadora.
OUTRO LADO
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A Kia vai rever os preços das revisões e criar uma tabela unificada para toda a rede a partir de janeiro de 2011.
A Hyundai também vai padronizar os custos de manutenção da rede, com revisão dos preços das revisões, da mão de obra e das peças.
Sobre os preços de revisão citados na reportagem, a empresa justifica que eles incluem itens opcionais.
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