quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Machossexuais ou Feefcakes

.



O dicionário informal de expressões define, sem meias palavras: os beefcakes são aqueles homens com atrativos físicos. Os músculos praticamente falam sozinhos nesse tipo de homem que estava sumido da lista de preferência das mulheres. Depois dos metro, dos über e o dos neossexuais, agora é a vez dos machossexuais - ou beefcakes.

A onda agora é ser um homem com um corpo esculturado em horas de academia, mas sem todas aquelas “frescuras” de cuidados corporais excessivos. Cremes para o rosto, mãos, pés, braços, gel nos cabelos, depilação semanal, sobrancelhas impecáveis e roupas fashions demais ficaram no passado, abrindo espaço para um banho bem tomado e apenas um desodorante.

O novo tipo de homem , os “beefcakes” são contrários aos exageros cometidos pelos “metros” e podem ser considerados “os paus pra toda obra”. Aqueles homens de contos eróticos que arrumam encanamento, consertam cadeiras e tiram gatos de árvores? Eles se tornaram os alvos de desejos e sex appeal mundo afora.

A justificativa para a radical mudança é a tão comentada “crise mundial”, que tem destruído sonhos de consumo – entendam como “aqueles” sonhos de consumo de tirar o fôlego –, pelo simples fato de que com a crise, a procura por ombros amigos está fora de moda e era para isso que a maioria dos metrossexuais servia. O que vale mesmo e ter braços fortes, independentemente do peso dos cosméticos e da moda sobre os ombros deles.

Recentemente, o jornal britânico Daily Mail publicou uma coluna animada, de Tania Gold, dando adeus aos magros metrossexuais e boas vindas, novamente, aos musculosos beefcakes.

Eles não pintam as unhas, não cuidam do cabelo com zelo em excesso, não entendem de moda e nem compram roupa na mesma loja (e às vezes mesma numeração) que as mulheres. É homem, com cara de homem, do jeitinho que as mulheres sempre acharam que deveria ser, sem frescura. “Melhor que Natal todo dia ou aumento de salário, eles são homens que realmente se parecem com homens".

O que dizem as mulheres:

- David Beckham, rei dos metrossexuais, pode até deixar o trono de lado e entrar na classe dos beefcakes, se contarmos apenas os músculos do jogador. Mas nada de saias, mister Spice.

- “Eu fico bem feliz que esses homens musculosos estejam com tudo. Os ombros do meu marido, debaixo do paletó, são uma delícia”. Fã do tipo atlético, ela adora a segurança que o braço do amado proporciona. “Me sinto protegida”.

- Há mulheres que curtem sair com meninos que saem direto da academia. “Mas eles são vazios. Sem papo, sem nada para falar”, argumentam algumas. Algumas ainda gostam dos magrinhos bem educados. Outras preferem os ‘maus educados’, nada sensíveis. Não gostaria de ter um namorado que soubesse mais sobre moda ou cosméticos dos que eu”, diz Ana Maria Britto. “Se ele ainda for musculoso, bem feitinho, aí sim eu me derreto”.

- “Quando eu devia gostar de metrossexuais? Quem quer um homem que parece nem ter saído da puberdade ainda?”.

Não se sabe o que trouxe esse padrão de homem de volta ao centro das atenções. Algumas mulheres acham que eles sumiram do mapa por uns tempos por culpa do capitalismo. Isso mesmo. Com tudo fácil, automatizado, limpinho, sofisticado, até homens heterossexuais se descobrem um pouco afeminados ou gays. “Num mundo sem sexo e com muito dinheiro e estilo, não há espaço para um beefcake. Porque você não precisa de um homem desse tipo se pode fazer suas cortinas subirem e descerem com apenas um botão”.

Mas agora estão de volta, graças à crise. Na hora do desespero - nível das águas subindo e preços das casas baixando - você vai preferir uns bons braços para se acolher. “Mais do que nunca, melhor ter um homem que pode fazer coisas por você, construir casas, plantar vegetais e tosar ovelhas”, filosofou uma dona de casa.

E ainda tem o sexo. O sexo é ainda a forma mais barata de entretenimento - e até em tempos de crise todo mundo pode fazer.


Nenhum comentário: