domingo, 19 de dezembro de 2010

Alimentos gostosos e ainda fazem bem para a pele

.

EVITAR A INFLAMAÇÃO DA ACNE

Entenda o problema: a acne é resultado de uma alteração hormonal, que influi na produção de sebo, substância que, em quantidades adequadas, protege a pele dos agentes externos e da perda de água que levaria à desidratação. porém, quando as glândulas sebáceas começam a funcionar a todo o vapor, a oleosidade acaba favorecendo o entupimento dos poros. Para piorar, algumas bactérias se alimentam desse sebo e são elas as responsáveis pela inflamação local, que é justamente o que caracteriza a acne.
No contra-ataque: para combater o mal, uma boa estratégia é investir em alimentos fontes de vitamina c, como as frutas cítricas. "A vitamina tem ação antioxidante e anti-inflamatória", explica Jocelem salgado.
Alimento-chave: mexerica, uma das frutas que reúnem a maior quantidade de vitamina c por unidade.
Quanto consumir: uma unidade por dia.
Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. importante descascar e cortar a fruta no momento imediato do consumo.
Outros alimentos recomendados: goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócoli, tomate, mamão, cenoura, abóbora, sementes de abóbora e de girassol, aveia, peixes de água fria, frutos do mar, ovos e couve-manteiga.


PARA MANTER A HIDRATAÇÃO

Entenda o problema: especialmente nos dias quentes, a perda de água acontece de forma acelerada. isso porque, para manter o corpo numa temperatura sempre estável, a estratégia do organismo é nos fazer suar. Daí, se o líquido perdido não for reposto em tempo, a pele perderá a maciez, a elasticidade e o brilho.
No contra-ataque: investir em alimentos que contêm bastante água é uma maneira de garantir a hidratação, mesmo nos dias mais quentes do ano.
Alimento-chave: melancia, que apresenta quantidade de água igual ou superior a 90% de sua composição.
Quanto consumir: uma fatia grande por dia.
Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. Observe se a fruta está bem vermelha e com uma parte verde mais fina.
Outros alimentos recomendados: outras frutas ricas em água também podem ser consumidas diariamente, como o melão, o abacaxi, a pera e também a água de coco.


ATENUAR AS RUGAS

Entenda o problema: elas são a consequência mais visível do processo natural de envelhecimento. No entanto, sabemos que os fatores ambientais podem aumentar a velocidade com que elas aparecem: o estresse, o fumo, a exposição aos raios solares e as alterações hormonais também influenciam nesse processo.
No contra-ataque: vale reforçar a dieta com alimentos ricos em vitamina e, que é um poderoso antioxidante, antiinflamatório e responsável por combater os radicais livres.
Alimento-chave: sementes de girassol sem casca. Elas contêm muito ferro, cálcio, fósforo, sódio, potássio, vitaminas do complexo B e betacaroteno, um precursor da vitamina a e da vitamina e.
Quanto consumir: uma colher (sopa) por dia.
Como consumir: pode ser assada e servida como petisco. Também é possível adicioná-la a saladas e sopas. Outra opção é triturar a semente até obter uma farinha, que pode ser salpicada sobre pratos doces e salgados ou usada em vitaminas e sucos de frutas.
Outros alimentos recomendados: goiaba, laranja, espinafre, rúcula e abóbora.


SUAVIZAR TODAS AS ESTRIAS

Entenda o problema: as estrias são resultado da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis por garantir a firmeza da pele. Podem aparecer em decorrência de alterações hormonais ou pela distensão exagerada da pele, que pode ocorrer em função do crescimento ou do ganho de peso muito rápido.
No contra-ataque: além de evitar as oscilações constantes na balança, vale a pena investir em alimentos que são fontes de vitamina c, como as frutas cítricas. "Elas fornecem a matéria-prima para a construção do colágeno, além de ajudar a neutralizar os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento", diz a nutricionista daniela Jobst.
Alimento-chave: morango. Ele é rico em vitamina c, polifenóis, flavonoides e em ácido elágico. Todas essas substâncias aceleram o processo de eliminação das toxinas acumuladas no fígado e no intestino, melhorando o funcionamento do organismo como um todo.
Quanto consumir: três unidades por dia.
Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. Na hora de comprar, prefira os orgânicos, pois o morango é um dos alimentos que apresentam mais resíduos de agrotóxicos.
Outros alimentos recomendados: mamão papaia, kiwi, melão, manga, laranja, brócoli, melancia, alcachofra, banana, pimentão amarelo, goiaba e mexerica.


UM FIM À FLACIDEZ

Entenda o problema: a flacidez é o enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos. Uma vez rompidas, elas formam uma lesão que se parece com uma pequena cicatriz avermelhada e que, com o passar do tempo, acaba adquirindo uma coloração esbranquiçada.
No contra-ataque: o segredo é aumentar a biodisponibilidade de nutrientes que são importantes para a síntese de colágeno, como o manganês e o cobre, presentes nos grãos e nas frutas oleaginosas.
Alimento-chave: noz-pecã, uma das fontes mais importantes dos dois minerais. A noz também é rica em gordura poli-insaturada, que faz bem ao coração e protege contra doenças crônicas, como o diabetes e o colesterol.
Quanto consumir: duas unidades por dia.
Como consumir: ralada ou picada, pode ser adicionada a vitaminas, saladas ou sopas.
Outros alimentos recomendados: tomate, cenoura, folhas verdes, grãos integrais, leite, peixe, carnes magras, laranja, limão, acerola, amêndoas e soja.


EVITAR A TERRÍVEL CELULITE

Entenda o problema: os furinhos aparecem em decorrência de uma inflamação celular, causada por uma deficiência da microcirculação na região. e o vilão tem tudo a ver com a gordura localizada: na realidade, é por causa dos depósitos de gordura nas camadas internas da pele que o fluxo sanguíneo fica prejudicado e que os tecidos fibrosos se formam.
No contra-ataque: dar uma força ao intestino, ajudando-o na limpeza do organismo e reduzindo o inchaço, é uma maneira eficiente de melhorar o aspecto da pele.
Alimento-chave: aveia. Rica em fibras, ela acelera a eliminação de toxinas e ainda favorece a perda de peso, que está diretamente relacionada ao aparecimento da celulite. "A aveia também é rica em silício, nutriente essencial para a síntese de colágeno e para a reestruturação das cartilagens e tecidos", garante Fernanda Granja.
Quanto consumir: uma colher (sopa) por dia.
Como consumir: adicionada a iogurtes, sucos e vitaminas. Também pode substituir a farinha, em pães e bolos.
Outros alimentos recomendados: azeite de oliva extravirgem, castanha do Brasil, folhas verde-escuras, maçã e missô.


TRATAR A DESCAMAÇÃO PÓS-SOL

Entenda o problema: as células expostas aos raios solares, sem proteção, morrem em decorrência da desidratação. Então, por um mecanismo inteligente do organismo, o tecido morto forma uma camada que logo descama, abrindo, assim, caminho a outras células, novinhas e saudáveis.
No contra-ataque: para atenuar o problema, a saída é reforçar a hidratação da pele, para que ela volte a adquirir a textura aveludada de antes.
Alimento-chave: chocolate. "O cacau contém substâncias que contribuem para reduzir o desconforto causado pela queimadura e ainda ajuda a nutrir a pele, devolvendo-lhe o viço", diz a nutricionista Daniela Jobst.
Quanto consumir: um tablete pequeno (25 g) por dia.
Como consumir: para obter todos os benefícios, fique com os chocolates amargos, que contêm a maior quantidade de cacau em sua composição.
Outros alimentos recomendados: soja, uva vermelha, alho, berinjela, beterraba e chá-verde.

Nenhum comentário: