sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Que esperneie a Itália - jus esperniandi

.


O BRASIL é soberano e não vai se curvar para um bando de grossos comedores de pasta.

A Itália considerou "injusta e gravemente ofensiva" a decisão do presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva de não conceder a extradição ao ex-ativista de extrema-esquerda Cesare Battisti, declarou nesta sexta-feira (31) o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, à agência de notícias Ansa.

"As piores previsões foram confirmadas, mas a Itália tentará de tudo, no plano jurídico, mas também por todos os meios permitidos pela lei, para que o Brasil reveja esta decisão injusta e gravemente ofensiva, por sorte ainda não definitiva, ofensiva não apenas ao país, mas à memória das pessoas assassinadas e à dor das famílias de todos os que perderam a vida por causa do assassino Battisti", afirmou.

A extradição de Battisti, 56 anos, era exigida com veemência por Roma. Lá, o ativista foi condenado à revelia, em 1993, à prisão perpétua por quatro mortes e por cumplicidade em assassinatos cometidos em 1978 e 1979, crimes dos quais se diz inocente.

"O fato de Lula ter esperado o último dia de seu mandato para tomar a decisão é sinônimo de falta de coragem", considerou o ministro da Defesa italiano no canal Sky TG24.

"É uma afronta à Itália e ao governo italiano", considerou La Russa. "É uma vergonha", acrescentou, reafirnando sua solidariedade "às famílias das vítimas e a todas as iniciativas que vierem a ser tomadas". "Eles sempre me terão a seu lado", disse ele.

A Itália já havia prevenido quinta-feira que consideraria "inaceitável" uma recusa do Brasil de lhe enviar Battisti.


Berlusconi


Após a decisão do Brasil, o chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, comprometeu-se a dar prosseguimento à "batalha" para obter a extradição do ex-militante de extrema-esquerda Cesare Battisti, qualificando a recusa do presidente Lula de "contrária ao senso mais elementar de justiça".

A Itália também informou que vai chamar para consultas seu embaixador no Brasil, Gherardo La Francesca, em seguida à decisão do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar o ex-militante de extrema-esquerda Cesare Battisti, anunciou nesta sexta-feira, em Roma, o ministério das Relações Exteriores.


Nenhum comentário: