sábado, 18 de dezembro de 2010

Compras na Internet: CUIDADO!

.

Os internautas experientes devem conhecer bem o roteiro para comprar com tranquilidade. Mas, além das dicas básicas, como usar sites seguros, comparar preços e verificar prazo de entrega, há o cuidado com um "vilão" relativamente novo: o Chrome.

No site Reclame Aqui (reclameaqui.com.br), destinado a resoluções de queixas de compras on-line, o navegador do Google tem gerado reações negativas por armazenar logins e senhas.

"Algumas pessoas usam o Chrome na LAN house, não deslogam, e aí o login fica registrado. Aí vem outro usuário, abre o browser, e ele pode usar aquela conta de forma indevida. Nunca deixe de dar logoff em qualquer site", explica o diretor do Reclame Aqui, Maurício Vargas.

A dica da assistente de direção do Procon-SP, Valéria Cunha, é usar computadores em um ambiente privado e não compartilhado. "Aconselho até evitar o uso de Wi-Fi, que propicia a captação de dados", sugere.

No entanto, a maior queixa no Natal continua sendo o atraso na entrega. O "remédio" mais recomendado continua sendo antecipar a compra ao máximo.

Segundo Vargas, 2010 foi o primeiro ano em que os portais de compras superaram as telefônicas em número de queixas no Reclame Aqui. "Todas as grandes lojas atrasam, pois contam com o mesmo fornecedor, as mesmas empresas de distribuição e os Correios", afirma.

Mesmo assim, os grandes sites ainda são os mais indicados devido à estrutura maior de entrega. Para lojas virtuais menores --que também lançam boas ofertas e são vistas em comparadores de preços como o Buscapé (www.buscape.com.br) e o Shopping UOL (shopping.uol.com.br)-- o cuidado deve ser redobrado.

Desconfie das ofertas muito abaixo do mercado, ou que dão descontos grandes em compras à vista. "São recorrentes os casos em que a loja some e a pessoa física responsável não é mais localizada", adverte Valéria.

Nenhum comentário: