sábado, 3 de outubro de 2009

Suco ou Nectar? Qual a Diferença?


Você provavelmente ja tomou suco pronto. A gente só olha o sabor e mais alguma informação tipo se é light ou diet. Mas na caixa vem suco, as vezes vem nectar? Você sabe a diferença?

SUCO ou NECTAR?

Qual a diferença?

A grande maioria dos sucos de caixinha é classificada na categoria de néctar. Eles também contam com a polpa da fruta, só que em quantidade menor (entre 25% e 50%), além de levar mais água e açúcar. Não podem
ter aditivos químicos, como corantes e conservantes, e devem ser pasteurizados.

A diferença entre o que denominamos ser néctar e suco, é que o néctar possui uma concentração de polpa que varia conforme o sabor, podendo ter no mínimo de 20 à 30% de polpa, já o suco tem uma concentração, podendo ter de 30 à 50%.

RESUMINDO: Suco tem MAIS fruta e Nectar tem MENOS fruta.

SUCOS
-Maior concentração de polpa
-Cor, sabor e aroma são característicos da fruta
-Concentração de polpa varia conforme o sabor, podendo ter no mínimo de 35% a 50% de polpa.

O suco de fruta natural é a bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, obtida da fruta madura e sã, e quando submetida a tratamento tecnológico adequado, mantém sua apresentação e conservação até o momento do consumo. Ao suco poderá ser adicionado açúcar na quantidade máxima de dez por cento do peso .

Há também o que chamamos de suco tropical, que é o produto obtido pela dissolução, em água potável, da polpa da fruta de origem tropical, por meio de processo tecnológico adequado, não fermentado, de cor, aroma e sabor característicos da fruta, submetido a tratamento que assegure sua conservação e apresentação até o momento do consumo. O suco tropical deve conter um mínimo de 50% de polpa de fruta, exceto os casos de frutas com acidez muito elevada, conteúdo de polpa muito elevado ou sabor muito forte, onde o conteúdo de polpa não deve ser inferior a 35% do suco.

NECTARES
-Concentração de polpa varia conforme o sabor, podendo ter no mínimo de 20% a 30% de polpa.
O néctar é a bebida não fermentada, obtida da dissolução, em água potável, da parte comestível da fruta e adicionada de açúcares. Pode ou não ser acrescida de ácidos e é destinada ao consumo direto. O néctar deve ter no mínimo 30% de polpa de fruta, com exceção dos casos de frutas com acidez muito elevada, conteúdo de polpa muito elevado ou sabor muito forte, onde o néctar deve ter no mínimo 20% de polpa de fruta

REFRESCOS
-Bebida não gaseificada, não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com a adição de açúcares.
-Pode ser obtido também através de corantes e aromas artificiais, devendo estar claro na embalagem as palavras "artificial" e "sabor de".

Nenhum comentário: