domingo, 11 de outubro de 2009

Impetigo não é Herpes

Impetigo não é Herpes

Quem já teve bolhas no canto da boca e ficou com receio de ser herpes, saiba o que é:

- O impetigo é uma infecção bacteriana decorrente da contaminação de lesões ou ferimentos preexistentes na pele.

- A herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas.

No caso do Impetigo, uma infecção que ataca a superfície da pele, causada pela penetração de bactérias na pele aberta por machucados e coceiras. O impetigo pode também ser chamado de piodermite, pereba ou broto. Entre os fatores que podem levar ao seu aparecimento, estão:

Escoriações e fissuras

Queimaduras e feridas

Picadas de inseto

Falta de higiene

Clima quente

Doenças como diabete, obesidade, alcoolismo, desnutrição, Aids etc.

Drogas imunossupressoras, usadas para enfraquecer as defesas do organismo

Cirurgias e uso de cateteres, sondas

O impetigo atinge, principalmente, recém-nascidos e crianças na face, mãos e locais do corpo não cobertos. Nos adultos, costuma aparecer nas axilas, mãos e virilhas. Sintomas e diagnóstico O impetigo pode começar como um pontinho de pus, uma pequena ferida avermelhada ou uma vesícula que cresce rapidamente e se transforma em uma lesão recoberta por uma crosta espessa. Em geral, a região atingida fica um pouco inchada e dolorosa. São duas as formas clínicas:

impetigo bolhoso: aparecem vesículas que evoluem para bolhas que, ao se romperem, deixam crostas cuja aparência é semelhante à queimadura de cigarro. Localiza-se, em geral, na face e nos membros inferiores.

impetigo não bolhoso: aparece geralmente na face e no tronco. Aparece uma pequena vesícula que se rompe precocemente e dá lugar a uma lesão com crosta espessa.A infecção pode ser superficial, deixando a pele descamada, úmida e avermelhada; ou então profunda, dolorosa e quente. Entre as complicações na criança estão sintomas e sinais de fraqueza, febre tardia e diarréia com fezes esverdeadas. Se não tratado, o impetigo pode levar a doenças como: miocardite, bacteremia, endocardite, pneumonia, osteomielite, abscesso cerebral, meningite e trombose do seio cavernoso, e a glomerulonefrite - doença de natureza imunológica que atinge os rins. Tratamento e prevenção O tratamento do impetigo é feito através de:

Limpeza das feridas: remoção das cascas e secreções com água fervida morna, na qual pode ser dissolvido o permanganato de potássio;

Aplicação de um creme ou pomada antibiótica, sob prescrição médica;

Nas infecções mais profundas, podem ser aplicadas compressas de água boricada a 3%, ou simplesmente quentes e úmidas;

Antibiótico via oral ou injetável nos casos mais graves, sob prescrição médica.O impetigo não costuma deixar cicatrizes por ser uma infecção superficial. Banhos diários, de preferência com água morna, e manter a pele sempre bem hidratada e limpa são maneiras simples e fáceis de prevenir doenças como o impetigo. Não deixe para depois - procure um pediatra ou dermatologista para um diagnóstico correto e a indicação do tratamento mais adequado.

Nenhum comentário: