sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Olimpíadas no Rio de Janeiro/BRASIL


Gostei da escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Gostei mais ainda de termos ganhado de Madrid como cidade escolhida.


Gostei mais ainda de ter ganho dos espanhóis que se acham. O gosto de uma vitória de um povo que tenta se acertar apesar de todos torcerem o contrário. De um povo que tem de provar em dobro qeu é capaz.


Temos uma olimpíada de problemas agora para resolver. Todos sabemos. Ja passamos da hora de virarmos um país para se orgulhar.

Texto do Jornal Inglês "The Guardian":

Os habitantes do maior país da América do Sul frequentemente dizem que Deus é brasileiro e, se você acreditar na propaganda, a Olimpíada de 2016 no Rio será nada menos que celestial.

A proposta do Rio está cheia de superlativos --vizinhanças "vibrantes", subúrbios "bucólicos", cenários "de tirar o fôlego" e estádios "lendários"-- e milhares e milhares de moradores locais envolvidos em verde e amarelo se juntaram na praia de Copacabana para celebrar o que as autoridades locais chamaram de uma vitória histórica.

Moradores do Rio, ou "cariocas", como são conhecidos, estavam de dedos cruzados há meses à espera da decisão, vendo na Olimpíada e na Copa do Mundo de 2014 uma oportunidade de reviver sua cidade extenuada. Desde que a capital brasileira foi transferida para Brasília, a sorte do Rio declinou; a maioria das mais de mil favelas da cidade estão agora sob controle de grupos criminosos fortemente armados e muito violentos, e muitas empresas abandonaram a cidade em busca de lugares mais seguros e lucrativos para se estabelecerem.

Apesar disso, a "Cidade Maravilhosa", como é chamada continua a ser uma das cidades mais bonitas do planeta e a perspectiva de ver atletas brasileiros em sua terra natal tem deixado os amantes do esporte ansiosos."

Nenhum comentário: