segunda-feira, 12 de outubro de 2009

São "los hermanos" quem estão falando...


O "La Nación" um dos principais jornais argentinos afirma em seu principal editorial do dia 12/10/09 que, enquanto a Argentina perde espaço e importância no cenário internacional, o Brasil se consolida como "líder regional e ator global de primeira ordem".

O Jornal atribui o resultado ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que por sua vez seguiu a "via das políticas de Estado traçadas nos oito anos anteriores pelo presidente Fernando Henrique Cardoso".

As vitórias do Brasil em Copenhague garantindo ao Rio de Janeiro a sede das Olimpíadas de 2016, além da Copa do Mundo de 2014 e o apoio da União Européia ao modelo brasileiro de combate ao desmatamento são considerados Troféus pelos argentinos.

Para o jornal o carisma do presidente Lula mesmo com problemas sérios de desigualdade e corrupção que assolam o país tem conseguido projetar o Brasil como um líder regional que não admite essa definição, ainda que saiba que esta cada vez mais perto de sê-lo.

Conclui o jornal: "Talvez porque, no plano político, os escândalos de corrupção nunca terem lançado dúvidas sobre Lula; porque ele cumpriu sua palavra empenhada sem desmerecer às instituições nem às pessoas que pensam diferente; e porque nunca teve a estranha idéia de construir um trem bala onde falta comida."

Nenhum comentário: