domingo, 11 de outubro de 2009

Se sujar faz bem, ficar sujo talvez...

Tomar um banho demorado após um dia inteiro de labuta para muitos é muito agradável e gostoso. Mas outros um tormento. Para quem acha um tormento a ciência colabora com o alerta de que tomar muitos banhos ou banhos demorados pode fazer mal a sua saúde.

O banho quente prejudica a camada manto-lipídica da pele, que é responsável pela textura suave" e o sabonete tem de ser usado em todo o corpo uma única vez. No segundo banho, deve-se usá-lo apenas nas axilas, no genital e nos pés".

Qualquer tipo de banho remove os fatores hidratantes naturais da pele, como a uréia. Para complicar a temperatura alta da água estimula a dilatação dos poros e para quem tem propensão a urticárias, pode ser que apresente coceiras na pele".

Mas num país tropical como o nosso o interessante é utilizar um sabonete mais adequado que agrida menos o PH alcalino da pele.

A bucha também pode acabar com a suavidade da pele, quando usada diariamente. Ela é uma boa alternativa para limpar os pés e as axilas. A vegetal é uma boa opção, mas elas se contaminam facilmente. Por isso, deve ser posta para secar sempre após a utilização e trocada quando surgirem os primeiros pontos escuros.

Todos os dias nossa pele é renovada, mandando embora algumas células mortas misturadas com queratina e formando um tecido novinho em folha.

Uma coisa que nem todo mundo sabe é que sobre a nossa pele e mucosas – mucosa é a pele fininha e úmida, como a da boca e a do interior do nariz – existem bactérias chamadas comensais, isto é, bactérias que convivem conosco sem necessariamente causarem doença. Elas têm uma função importante: não permitir que outros microorganismos mais perigosos à saúde se estabeleçam na pele e mucosas. Se as comensais não estiverem presentes em número adequado, o equilíbrio entre a proteção e agressão é rompido e podemos adoecer.

Quando tomamos banho, removemos os resíduos naturais acumulados e o equilíbrio entre as comensais e a pele é mantido. Mas, cuidado! O banho em excesso pode matar as bactérias comensais, e isso não é nada bom. Lembre-se que as comensais são importantes na defesa contra outros microorganismos, mas elas mesmas podem causar doenças quando em número excessivo.

Nenhum comentário: