![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2YR7y2repPpS2TOg7deSf169EwN01_f-HgYlWgoaHAGf-Zd9lmsCjRWQ_IJ5PKKQGF3JtcLMdgUUxQudZb8Kt5Pb_pX7ffZcPC-1dyYz9Im9epGIWeeXkhNOWJLdU6ScMkK0tTCY1kpJf/s400/cascao.gif)
O banho quente prejudica a camada manto-lipídica da pele, que é responsável pela textura suave" e o sabonete tem de ser usado em todo o corpo uma única vez. No segundo banho, deve-se usá-lo apenas nas axilas, no genital e nos pés".
Qualquer tipo de banho remove os fatores hidratantes naturais da pele, como a uréia. Para complicar a temperatura alta da água estimula a dilatação dos poros e para quem tem propensão a urticárias, pode ser que apresente coceiras na pele".
Mas num país tropical como o nosso o interessante é utilizar um sabonete mais adequado que agrida menos o PH alcalino da pele.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtXhqPvCZcKj_WE99tq77uYsRe2lsCYa4Tc4UVM4iuL6N7GnuBTkF4G5TArw2ZavTjivQGj7UEGIcXhQ_YxxU9dVKoFUcyXWyNR4TknHKK4dH_yo7aF-pmgc8ckrLuCuumxtM7ONj1Di5M/s400/Bact%C3%A9rias+da+pele.gif)
Todos os dias nossa pele é renovada, mandando embora algumas células mortas misturadas com queratina e formando um tecido novinho em folha.
Uma coisa que nem todo mundo sabe é que sobre a nossa pele e mucosas – mucosa é a pele fininha e úmida, como a da boca e a do interior do nariz – existem bactérias chamadas comensais, isto é, bactérias que convivem conosco sem necessariamente causarem doença. Elas têm uma função importante: não permitir que outros microorganismos mais perigosos à saúde se estabeleçam na pele e mucosas. Se as comensais não estiverem presentes em número adequado, o equilíbrio entre a proteção e agressão é rompido e podemos adoecer.
Quando tomamos banho, removemos os resíduos naturais acumulados e o equilíbrio entre as comensais e a pele é mantido. Mas, cuidado! O banho em excesso pode matar as bactérias comensais, e isso não é nada bom. Lembre-se que as comensais são importantes na defesa contra outros microorganismos, mas elas mesmas podem causar doenças quando em número excessivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário