quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Maioria de notebooks importados não passa pela Receita

A informalidade no setor de informática continua alta, de acordo com levantamento semestral realizado pelo Instituto Brasil Legal (IBL), com dados fornecidos pelo instituto de pesquisa ITData.

O relatório mostra, por exemplo, que marcas como Acer e Toshiba não declaram ao Fisco a maioria dos notebooks comercializados no país.

Também pudera, se o nosso fisco não roubasse tanto com seus impostos exorbitantes com toda a certeza esses fabricantes fariam a declaração. Não é de hoje que empresas sonegam. Mas é porque a carga tributária é um roubo mesmo. E os seus produtos acabam ficando inviáveis no Brasil. Não tem cabimento de um carro custar aqui mais que o dobro do praticado la fora. Um NETBOOK mesmo custar 3 a 4 vezes devido aos impostos.

A IBL lembrou ainda que, atualmente, diversos produtos importados em circulação no mercado brasileiro desrespeitam a certificação da Anatel e as normas técnicas obrigatórias do Inmetro, como plugs e fios, por exemplo. A certificação é a garantia para o consumidor de que o produto foi testado e atende a normas e regulamentos de segurança e desempenho.

Tudo Balela. O Brasil tem a mania de querer produtos próprio o que acaba encarecendo ainda mais os preço dos produtos aqui: Padrão PAL-M, Sistema Digital Brasileiro, e por aí vai. Se usassemos o mesmo padrão do resto do mundo, os produtos seriam mais baratos.

Nenhum comentário: