sábado, 11 de junho de 2011

Celular: Diferença das telas de toque (touchscreen)





As vezes você toca a tela do seu celular ele não responde e vc não sabe o que fazer. A culpa pode ser da maneira e com o que vc está tocando a tela dele.

Umas telas são feitas para sem tocadas apenas com os dedos e outras com uma caneta especial, a stylus. E algumas podem ser todas com ambos.

As telas de toque ou "touchscreen" podem ser do tipo capacitivas ou resistivas. Sabendo qual a tela do seu celular ficar mais fácil manuseá-lo e tirar o melhor proveito dele.

Se você está atrás de um telefone novo, há uma boa chance de você acabar comprando um celular com tela de toque. Todos os dias novos telefones são lançados e será praticamente inevitável você não topar com um com tela de toque.

Algumas coisas importantes a considerar na compra do seu novo celular. A mais importante delas é que na verdade existem dois tipos de tela sensível predominantemente usado em telefones:

- resistiva
- capacitiva

A experiência de usar os dois é bastante diferente, por isso eu recomendo ficar atendo sobre as duas tecnologias, antes de tomar a sua decisão.

Como elas trabalham

As telas resistivas já são conhecidas há muito tempo. Desde os anos 90 os PDAs e tablets utilizam esta interface como entrada de dados. Ao contrário de equipamentos mais modernos, os displays resistivos necessitam de pressão – ainda que bastante suave – para receberem dados. Com isso, este tipo de tela pode ser acionado com dedos, unhas e com o uso de uma stylus – a famosa “canetinha”.

A sensação de uma tela resistiva é plástica, uma vez que as várias camadas que a compõem precisam ser deslocadas umas sobre as outras para o registro do toque.

A tela resistiva em si é composta de várias camadas, a mais alta que se flexiona sob o seu dedo ou a caneta, e é empurrado para trás em uma camada por trás dele. Isso efetivamente completa um circuito, dizendo ao telefone que parte da tela está sendo pressionada.

Já a tela capacitiva depende das propriedades de condução elétrica do toque. Como a pele humana tem um potencial condutor, o vidro utilizado nestes equipamentos reconhece o toque a partir dessa característica. Canetas stylus comuns, unhas e outros objetos que não sejam condutores, entretanto, não ativam a tela e não funcionam com telas capacitivas.

Na Prática

Graças a essas diferenças fundamentais, a experiência de usar cada tipo de tela sensível ao toque é quase instantaneamente reconhecível. O telemóvel mais famoso dos últimos anos, o iPhone, da Apple, usa uma tela touchscreen capacitivo, o que ajuda a dar o telefone de sua interface "leve toque".

O mais simples é que eles não contam com as propriedades orgânicas do seu dedo, então pode ser operado com apenas sobre qualquer coisa - mas não necessariamente com êxito. Um ponto mais importante além de telas resistivas é que eles oferecem maior potencial de precisão.

O fato de não ter que usar os dedos faz com que as telas resistivas sejam um pouco mais higiênicas.

Às vezes, a escolha do fabricante em adotar a tecnologia menos avançada (a resistiva) não nasce da necessidade de reduzir custos, mas das necessidades dos usuários de referência. No mercado asiático, por exemplo, o reconhecimento do texto é essencial por causa do tipo de caracteres muito diferente dos nossos.

Com a caneta é possível escrever com mais precisão do que com os dedos, por isso se adota a tecnologia touch resistiva (a menos avançada).

Nenhum comentário: