quinta-feira, 2 de junho de 2011

Brasil quer construir mais 4 usinas nucleares, a Alemanha quer fechar todas até 2022

.
Alemanha decide antecipar fechamento de usinas nucleares para 2022
A coalizão de governo comandada pela chancel Angela Merkel chegou a um acordo na madrugada desta segunda-feira (30/05) para antecipar o fechamento das usinas nucleares na Alemanha para o ano de 2022. Ficou estabelecido que já em 2021 a grande maioria das centrais atômicas do país já terá sido desligada.

O ministro do Meio Ambiente Nobert Röttgen comunicou à imprensa no começo da madrugada que as três usinas nucleares mais modernas atrasarão eventualmente seu fechamento para 2022, no caso de surgirem problemas com o fornecimento de energia.

Enquanto isso no Brasil o nosso sapiente Ministro Edson Lobão...


Duas semanas depois de ter vazado informações de um documento secreto da Eletronuclear, confirmando a instalação de um das usinas nucleares do Nordeste em Pernambuco, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou ontem que a decisão de construir mais quatro usinas no Brasil está sendo reavaliada pelo governo.

Segundo ele, o projeto está sendo revisto pelo próprio Ministério de Minas e Energia e pelo Conselho Nacional de Política Energética.

Lobão destacou que o fator determinante para isso foi o episódio do Japão. Como todos lembram em março um terremoto, seguido de tsunami, abalou a estrutura da usina de Fukushima e provocou um dos mais graves acidentes nucleares da história. “Tomei a iniciativa de determinar uma reavaliação da segurança”.

Ainda de acordo com o ministro, a reavaliação, no entanto, não atinge as usinas já em funcionamento, ou seja, Angra 1 e 2, e Angra 3, que está em construção. Isso, porque, nas palavras do próprio ministro, as unidades brasileiras “estão entre as mais seguras do planeta”. “As nossas estão entre as melhores e mais seguras e produtivas do mundo. As quatro que estão planejadas poderão ser construídas ou reavaliadas”.

Fica, claro, nas palavras de Edison Lobão que, ao contrário do que os ambientalistas chegaram a festejar, o governo não desistiu de ampliar seu programa nuclear, apenas está adotando novas medidas de segurança. Os investimentos bilionários estão mantidos e Alagoas, candidato a receber uma das usinas do Nordeste, continua na corrida para ser um dos estados beneficiados.

Nenhum comentário: