terça-feira, 31 de maio de 2011

Senado aprova plebiscito sobre criação do Estado de Tapajós

.

O Brasil não precisa de mais um Estado para servir de cabides de empregos. Será criada todo um novo judiciário com seus cargos, Juizes, Tribunais, Polícias Civil e Militar e seus chefes, mais senadores, deputados federais, mais deputados estaduais e um governador e um vice. Isto é uma vergonha.

O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o segundo maior estado do país com uma extensão de 1.247.689 km².

O Quebec é uma das dez províncias do Canadá. É a maior província do país com 1.542.056 km².

A província de Quebec no Canadá é muito maior que o Pará e o Canadá é muito mais rico que o Brasil. Nem por isso os canadenses que podem rasgar dinheiro pensariam em criar uma gigantesca estrutura administrativa para gastar dinheiro.

E vai ter uns INTREVADOS MENTAIS apoiando a idéia da divisão

Todo esse dinheiro que poderá ser usado para sustentar esses “servidores” que legislam em causa própria daria pro atual estado do Pará, caso tivesse um executivo compromissado com o seu povo efetuar grandes e profundas mudanças no Estado.


O Senado aprovou nesta terça-feira a realização de plebiscito no Pará para questionar a população sobre a criação do Estado de Tapajós.

A Câmara já havia aprovado a realização de dois plebiscitos para a criação dos Estados de Tapajós e Carajás mas o primeiro ainda precisava do aval do Senado. Com a decisão, a expectativa é que os dois sejam realizados simultaneamente no Pará --que corre o risco de ser dividido em três Estados.

A votação foi simbólica, sem o registro nominal dos votos dos senadores. O projeto segue para a promulgação. Pelo texto, o plebiscito deve ser realizado em no máximo seis meses pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado do Pará.

De acordo com os projetos, Carajás ficará no sul e no sudeste do Pará. Tapajós ficará a oeste do Estado. Se a divisão chegar a ser confirmada nas urnas, Carajás terá 39 municípios e 1,5 milhão de habitantes. Tapajós, 27 municípios e 1,7 milhão de habitantes. O novo Estado do Pará ficaria com 78 municípios e 2,9 milhões de habitantes --numa divisão do Pará em três Estados.

Dois meses depois de proclamado do resultado do plebiscito, se a resposta for favorável à criação do Estado, a Assembleia Legislativa do Pará também vai ter que questionar seus membros sobre a mudança.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que o Congresso autorizou apenas a realização de consulta à população sem bater o martelo sobre a criação do Estado. "Não estamos criando o Estado de Tapajós, mas autorizando a realização de plebiscito. Estamos fazendo apenas um exercício da democracia plena", afirmou.

Nenhum comentário: