
Base da bomba dágua em baquelite foi mau projetada e não suporta o calor.
A primeira reação de um dono de automóvel ao constatar que o nível do líquido de radiador está baixo é completá-lo. Depois começa a busca pelo local por onde a água está vazando para eliminá-lo de uma vez por todas. Mas o que fazer quando nunca se descobre o vazamento? Esse é o dilema que vivem proprietários do Chevrolet Celta equipados com motor 1.0.
“Ao verificar o nível da água, meu filho viu que o reservatório estava praticamente vazio. Por causa do fato, ele começou a checar e completar o nível da água todos os dias”, diz a enfermeira Alexandra de Souza Meneses, de Belo Horizonte (MG), dona de um Celta 1.0 Life 2009.

Até mesmo quem trabalha diariamente com o modelo tem dificuldade de encontrar o defeito. “Cinco Celta da minha frota, com quilometragens variando entre 20 000 e 30 000 km, deram o mesmo problema e nunca encontrávamos o vazamento, mesmo fazendo as revisões de direção, freio, motor e suspensão a cada 5 000 km”, diz o empresário Basilio Monteverde Netto, dono de uma frota de 17 modelos Celta 1.0. Só que um dia a equipe de manutenção encontrou a origem da dor de cabeça. “Percebemos marcas de aditivo no bloco do motor perto do local onde está a bomba d’água. Descoberto o local, encontramos a falha. Trocamos a bomba original por outra, com a base ferro, e os vazamentos pararam”, afirma Basilio.
De acordo com Rogério Ferreira Ricardo, mecânico de Belo Horizonte que já atendeu diversos casos, o defeito está na base da bomba de água, que é feita de baquelite, uma plástico resistente ao calor. “Os modelos produzidos até 2007 vinham com essa base feita de metal, mas a partir de 2008 a peça passou a utilizar o baquelite, na junção entre o bloco do motor e a bomba. Com o tempo, esse material resseca e surgem os vazamentos.” O mecânico explica que os proprietários não conseguem descobrir o vazamento porque a água cai sobre o bloco e evapora logo.

Outro problema é que as concessionárias Chevrolet só fazem o conserto gratuito quando o veículo está em garantia, e muitas vezes o proprietário só percebe o vazamento após o término da cobertura de um ano. E mesmo assim, quando o reparo é feito, a concessionária acaba substituindo a bomba d’água por outra com base de baquelite, que com o tempo volta a vazar.
Um comentário:
Meu carro é Celta 2010/2011 Spirit. Com 12000km já me deixou na estrada. Diagnóstico: bomba d'água. Valor do conserto na concessionária: R$ 1.035,00. Será que o meu próximo carro ainda será um Celta?.......
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