Na sequência, os maiores vendedores de telefone são: Samsung com 18,8%, a LG com 6,6%, Apple com 5% e ZTE com 4,1%. A empresa que apresentou maior crescimento, em comparação ao mesmo período do ano passado, foi a Apple. A empresa de Steve Jobs teve um aumento de 114,9% em participação do mercado (2,8% em 2010 contra 5% em 2011).
De acordo com a consultoria IDC, um dos principais motivos do crescimento da Apple ocorreu em função de a fabricante passar a desenvolver smartphones para a operadora americana Verizon – maior prestadora de serviços de telecomunicações nos Estados Unidos – e de expandir a distribuição dos aparelhos em outros países. O iPhone, atualmente, é vendido em 186 operadoras em 90 países distintos.
Já a Nokia, que teve queda em participação de mercado, continua na liderança pela venda de celulares convencionais. Quanto aos smartphones, a empresa ainda deve contar, analisa a consultoria, com a força dos sistemas Symbian. Só neste ano, a empresa lançou dois modelos: E6 e X7. “Resta saber se a Nokia conseguirá acompanhar o ritmo de anúncios de novos aparelhos com o aumento da competição.”
A tendência é que, ainda neste ano, a Nokia apresente smartphones com o sistema Windows Phone 7 – fruto de uma parceria entre as duas empresas para tentar competir com os sistemas operacionais Android e iOS, da Apple
No segundo lugar do ranking de ‘fatia de mercado’ está a sul-coreana Samsung. A empresa teve um crescimento de 8,9% em comparação ao ano passado. Segundo a IDC, um dos trunfos da companhia foi a venda de smartphones – quase 50% do total das vendas da empresa eram celulares inteligentes.
Mercado global
De modo geral, foram vendidos, só no primeiro trimestre, mais de 371 milhões de telefones celular. Isso representa um crescimento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. As regiões com maior crescimento foram Ásia e Pacífico, África, Oriente Médio e América Latina.
"Fabricantes de celular estão cada vez mais fazendo smartphones acessíveis para uma maior variedade de público, o que ajudou o mercado a atingir novos patamares”, informa o levantamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário