Google Alarm permite ao usuário saber se suas informações serão armazenadas pela “onipresente” empresa.
Devido à sua quase “onipresença”, com serviços como buscador, Maps e  Gmail, a Google tem capacidade de coletar um grande volume de  informações sobre qualquer internauta. É comum ouvir frases do tipo  “tenho medo do Google”, em tom de brincadeira, mas com uma certa razão.
A  empresa afirma que os dados são mantidos em sigilo e que “não é capaz  de identificar os usuários”, mas muita gente duvida disso, a exemplo de  entidades de defesa da privacidade, como a Electronic Privacy Information.
Pensando  nisso, foi criado um add-on para o Firefox que permite ao internauta  saber quando seus dados seguem para os servidores da Google.  Infelizmente, a Google Alarm  não protege sua privacidade. Ela simplesmente mostra com que frequência  os seus dados são enviados. Sempre que uma informação sobre você é  capturada, soa o alarme.
Os dados capturados são exibidos na  tela e indicam que serviço está de olho em você, além do número de sites  que você visitou que capturaram as suas informações. Mas o software não  faz nada para impedir que isso aconteça. Apenas permite saber que site  foi responsável por isso. Se for possível, você pode evitá-lo. Pena que  seja muito difícil encontrar algum que não use algo do Google.
Vale  lembrar que não é preciso visitar um site da Google para que seus dados  sejam obtidos pela empresa. Basta acessar um endereço na Internet que  use os serviços da empresa, como os populares Analytics ou AdSense.
Se  o som do alarme te incomodar, já que ele tem motivos para tocar com  frequência, é possível baixar a versão para o “ambiente de trabalho” na  mesma página. Ela faz a mesma coisa, mas é mais discreta.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
  
Nenhum comentário:
Postar um comentário