sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como ganhar peso (para homens muito magros)


Existem homens que dizem que podem comer tudo e mais alguma coisa, que nunca engordam, mas no entanto gostavam de o fazer. A verdade é que se assim é, é porque não está a comer o suficiente. Ficam aqui 18 dicas para ganhar peso.

1. Conte as calorias. Muitas vezes não se tem a verdadeira noção do que se come. Leia os rótulos e use uma escala para saber quais as calorias dos alimentos, e registe tudo o que come e respetivas calorias. Precisa pelo menos do seu peso em kg x 40 kcal por dia para ganhar peso. Por exemplo 65kg x 40 = 2600kcsl por dia. A regra será que cada centímetro de altura acima de 1m deve corresponder ao peso. Ex: 1,90, deve ter 90 kg de peso.

2. Coma a cada 3 horas. Se tiver 60 kg de peso, deve multiplicá-los por 40 = 2400 kcal necessárias por dia. Por isso, coma de 3 em 3 horas para conseguir ingerir as calorias necessárias.


3. Pequeno-almoço é muito importante. A primeira hora do dia é fulcral em qualquer dieta, coma um grande e bom pequeno-almoço.


4. Almoço e jantar a dobrar. Prepare porções duplas em vez das comuns.


5. Faça snacks. Coma ovos, iogurte grego, frutos secos, sanduíches, beba leite, batidos de proteína...


6. Recupere no pós-treino. As atividades físicas queimam calorias, coma depois do treino para recuperar a energia.


7. Ingira calorias através de alimentos densos. Para ingerir mais calorias, é melhor fazê-lo com alimentos mais ricos em calorias, enquanto 100 gramas de arroz tem 350 kcal, 100 gramas de alface só tem 25 kcal. Por isso opte por:


* Massa branca: 100 gramas de massa têm 370 kcal


* Nozes e frutos secos: manteiga de amendoim, nozes, amêndoas e frutos secos são excelentes snacks, ricos em gorduras saudáveis e em proteína.


* Azeite: para além de ser uma gordura saudável, use-o e abuse dele nas saladas e regue o pão com bastante.


* Leite gordo: beba pelo menos 2 a 4 litros de leite gordo por dia, é muito eficaz para ganhar peso.


8. Ganhe força. Se quer passar de magro a musculado e não de magro a gordo, comece a fazer treino de força. Mais força significa mais músculo.


9. Faça exercícios de força combinados. Faça exercícios que treinem todo o corpo: agachamentos, press, levantamentos terra, prensa, mergulho...


10. Faça agachamentos. Exercícios de pernas fortalecem o corpo todo. Quando conseguir fazer agachamentos 2 x o peso em kg e fazer 1 repetição, a esta altura já não será mais magro. Faça bastantes agachamentos.


11. Descanse. O músculo cresce quando está em repouso, não quando está a treinar. Não treine diariamente. Durma bem, beba 2 litros de água por dia e coma muita fruta e legumes.


12. Planeie. Se não tem tempo de cozinhar muitas vezes ao dia, então prepare as refeições com antecedência. Congele as refeições já pré-cozinhadas. Prepare a sua comida com tempo e leve-a consigo.


13. Faça as suas compras de supermercado. Não salte refeições, só porque não tem comida. Faça listas de tudo o que necessita e vá ao supermercado comprar.

14. Prepare as refeições. Prepare as refeições apenas uma vez por dia. Desta forma poupará tempo e não terá preguiça em fazê-las. Faça refeições simples, misture arroz cozido com atum, legumes e molho de azeite...


15. Ande sempre com comida. Pode parecer aborrecido mas a realidade é que é necessário: ande sempre com uma lancheira, ou com sacos de snacks de frutos secos, leve batidos de proteína para o ginásio...


16. Anote o progresso. Vá mantendo o registo de quanto vai engordando, isto será motivador para continuar a sua dieta.


17. Pese-se semanalmente. Se não mudou nada, adicione mais 500 kcal por dia.


18. Registe tudo com fotografias. Se estiver a olhar-se diariamente ao espelho, pode não ver resultados, mas se tirar fotografias regularmente poderá conseguir ver as diferenças.

Nenhum comentário: