domingo, 28 de novembro de 2010

Aos inbecís e desinformados que criticaram o Celso Amorim

.

Celso Amorim e Marina Silva estão entre os 100 maiores pensadores globais de 2010, segundo a revista "Foreign Policy".

Recordista em tempo no cargo, o ministro das Relações Exteriores aparece em sexto lugar, atrás de personalidades como Bill Gates e Warren Buffett (empatados em 1º) e Barack Obama (3º).

Para montar seu ranking, a publicação ficou de olho no que chamou de "ascensão do resto" --países que passaram de figurantes a protagonistas na cena global. E a "diplomacia impaciente" do Brasil tem muito a ver com essa promoção, segundo a "FP".

O "astuto e urbano" diplomata brasileiro é exaltado por seguir um caminho independente, sem fazer oposição radical aos Estados Unidos, "como a velha esquerda da América Latina", nem abaixar a cabeça para os americanos.

Sua posição na lista não é surpresa alguma: Amorim --com chances próximas a zero de segurar o cargo no governo Dilma-- já havia sido eleito o melhor chanceler do mundo por David Rothkopf, editor da "FP".

Marina Silva divide a 32ª colocação com outras três líderes de partidos verdes: Cécile Duflot (França), Monica Frassoni (Bélgica) e Renate Künast (Alemanha).

Após o fiasco na cúpula climática em Copenhague, em dezembro passado, "2010 se transformou no ano dos verdes e, mais especificamente, das mulheres verdes", afirma a "FP".

Marina teria "surpreendido a todos ao forçar um segundo turno na corrida presidencial de seu país", alcançando a votação mais expressiva do PV no Brasil.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso figurou na mesma lista em 2009, "por chamar a guerra contra as drogas pelo que é: um desastre".

Nenhum comentário: