terça-feira, 13 de abril de 2010

Microsoft vem kikando na onda dos smartfones


De olho no mercado móvel, Microsoft lança linha de smartphones Kin

Sob o slogan "É Tempo de Compartilhar", a Microsoft lançou sua linha de smartphones Kin, cujo enfoque é o público jovem usuário de redes sociais. O lançamento, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (12), foi feito simultaneamente ao do site dos aparelhos: www.kin.com.

Os modelos dos smartphones chegam às lojas dos EUA em maio. Não foram informadas datas precisas de lançamento, contudo -tampouco os preços dos novos aparelhos.

A manobra é uma clara inserção da companhia em um mercado no qual ela tem desempenho irrisório -e que vem sendo cada vez mais preenchido por empresas de tecnologia, como a Apple e o Google.

Com design arrojado, o Kin tem dois modelos sensíveis ao toque, descritos como Kin One e Kin Two, e que terão o Bing como site de buscas, lançado pela companhia no ano passado. Ambos são 3G --a conexão à rede será fornecida pela Verizon nos EUA.

O desenho dos aparelhos foi feito para usuários de internet por celular, que tem 60% do público composto por pessoas com idade entre 16 e 34 anos, segundo pesquisa feita pela empresa britânica Essencial Research.

Os aparelhos contam com um componente de internet chamado Kin Studio, baseado no conceito de computação em nuvem (armazenamento on-line), com intuito de facilitar a busca e o compartilhamento de arquivos. Todas as fotos e vídeos estarão no Kin Studio automaticamente, afirmou a Microsoft no evento.

Há uma "timeline" que dispõe todas as imagens que são ampliadas com o toque, e que também possuem a ferramenta de geolocalização por meio do Bing Map.

O Kin One (veja foto abaixo) tem um diferente formato arredondado com teclado deslizante, está disponível com memória de 4 Gbytes. O teclado é compacto para aqueles que têm hábito de digitar apenas com uma mão. A tela é composta para navegação com o polegar, segundo a companhia. A câmera tem 5 Mpixels, e também produz vídeos.

Já o Kin Two (veja foto ao lado) tem teclado mais amplo, em posicionamento horizontal, para digitação com as duas mãos. Mais ampla, a tela se volta para navegação e para vídeos. A câmera tem 8.0 Mpixels, e a memória tem 8 Gbytes, segundo informa a companhia.

Os dois vêm com um aplicativo para execução de músicas, o Zune Tuned.

"Acho que o melhor caminho de contar esta história é ir aos consumidores. Gastamos centenas de horas com eles para entender suas necessidades antes de escrevermos uma única linha de código [do sistema operacional]", afirmou Robbie Bach, executivo da companhia.

Procurada pela Folha sobre datas de um possível lançamento no Brasil, a assessoria da Microsoft informou que ainda não há previsão de que os aparelhos cheguem ao país.

Nenhum comentário: