quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão no Brasil

.
A luz acaboou...

Um apagão (blecaute) atingiu São Paulo, o Rio de Janeiro e outras cidades na noite desta terça-feira (10). Até as 22h30, faltava luz em boa parte das duas capitais.

O ministro Edison Lobão, que concedeu entrevista em Brasília, confirmou que foram afetadas cidades em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. Porém, moradores de Mato Grosso e Pernambuco também relataram falta de energia nos respectivos Estados. Também faltou energia no Paraguai.


Em Minas Gerais, de acordo com a CEMIG - A PIOR ENERGIA DO BRASIL, a energia foi restaurada por volta da 1 hora da madrugada da quarta-feira, 11/11/09.

A região de Foz do Iguaçu, no Paraná, não ficou sem energia. O desligamento das 20 turbinas da Hidrelétrica da Itaipu, às 22h13 desta terça-feira, 10, se deu em razão de problemas na transmissão e não na produção. Por motivo de segurança, quando a transmissão falha, a produção é paralisada.


Pelo menos 85% do Paraguai dependem na energia vinda de Itaipu. Quinze minutos após o início do apagão, o Paraguai já estava com a distribuição de energia restabelecida. À 0h20, duas das 20 turbinas de Itaipu já funcionavam normalmente.

No Rio de Janeiro como não era de se esperar os safados dos ladrões aproveitaram o apagão para assaltar quem estava parado nos engarrafamentos e nas ruas escuras.


Problema em Furnas desligou turbinas em Itaipu

Um problema em um dos dois sistemas de transmissão da estatal Furnas que trazem a energia da hidrelétrica binacional de Itaipu ao Brasil provocou o desligamento automático das turbinas da usina, o que resultou no apagão que atingiu os Estados da região Centro-Sul do País. "Quando as linhas de transmissão são desligadas, a usina tem um mecanismo automático que desliga as turbinas para problemas nos equipamentos", disse o assessor da diretoria-geral do Paraguai em Itaipu, Hector Richer Bécker.

Nenhum comentário: