quinta-feira, 12 de novembro de 2009

2012: Todos os celulares usarão um só tipo de carregador

Visando uma padronização no emaranhado de carregadores de telefones celulares e também diminuir o lixo eletrônico causado pela troca cada vez mais frequente dos aparelhos, a ITU (International Telecommunication Union), órgão da ONU para assuntos de tecnologia da informação, decidiu, junto a um consórcio de fabricantes de celular, padronizar o plugue de carregadores.

A previsão é que a partir de 2012 a maioria dos aparelhos possam ser carregados a partir de um modelo único de carregador, chamado UCS (Universal Charging Solution).

O formato definido como padrão, o micro-USB, já é usado em alguns aparelhos no Brasil como o Motorola Q11 e os Nokia N85. Porém, por mais que ambos tenham pinos e carregadores que se encaixam, o gerente de portfólio da Nokia do Brasil, Fernando Soares, afirma que a utilização do carregador de um aparelho em outro pode causar problemas. "Os carregadores, por ainda não estarem padronizados, trabalham com voltagens diferentes e pode prejudicar o funcionamento. Apenas aparelhos produzidos após 2012 terão formatos e voltagens iguais"

Nenhum comentário: