domingo, 3 de março de 2013

Ovo de Páscoa brasileiro custa até 40% menos nos EUA

Os mesmos ovos de Páscoa vendidos no Brasil são encontrados nos Estados Unidos com preços até 40% mais baratos. A explicação está nos impostos cobrados pelo governo brasileiro, que não incidem nos produtos fabricados aqui para vendas no exterior.

A carga tributária cobrada sobre um ovo de Páscoa produzido para o mercado interno chega a representar 30% do valor final do produto, explicam especialistas. Assim, alguns artigos brasileiros ficam mais baratos no exterior do que aqui, no país de origem.

Um exemplo é o ovo com côco de uma famosa marca de chocolates brasileira. No Brasil, o produto custa, em média, R$ 32. Já nos EUA, o mesmo ovo sai por R$ 19 – valor convertido para a cotação cambial atual.


Com o ovo de chocolate branco é a mesma coisa: nas redes varejistas brasileiras custa R$ 39. Mesmo depois de viajar aos EUA, o produto ficou mais barato: o equivalente a R$ 27.

Os impostos que deixam o ovo mais caro no Brasil não incidem sobre a exportação, ou seja, os produtos brasileiros chegam aos EUA e Europa sem esses impostos.

No destino, eles sofrem a tributação dos impostos locais, que são muito menores do que os brasileiros. Nos EUA, o equivalente ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) é de 5% a 6%, muito menor do que o brasileiro, de 18%.

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