domingo, 28 de março de 2010

Suco ou Refrigerante?

.


Muitas mães se enganam ao supor que seus filhos comem de maneira mais saudável porque elas substituem os refrigerantes por sucos artificiais de frutas ou soja.

Os sucos de frutas tradicionais e os de soja, muitas vezes, são mais calóricos do que os próprios refrigerantes, não preservam as propriedades nutricionais das frutas e ainda contém quantidades de sódio, adoçantes, corantes e conservantes muito semelhantes às que são encontradas nos refrigerantes.

A excessiva ingestão de alimentos líquidos industrializados e de sabor doce passou a figurar dentre as principais causas de obesidade, entre crianças e adolescentes, que passaram a se hidratar essencialmente por meio destes alimentos, abandonando definitivamente a água.

Em todas as refeições, desde o café da manhã, passando pelos lanches escolares, até o jantar, lá estão elas: as bebidas doces, disfarçadas pelo “puro néctar das frutas” ou pelas “qualidades da soja”, aumentando as calorias das refeições às custas de grandes quantidades de açúcares.

Se considerarmos que muitas crianças consomem um copo de suco em todas as refeições, elas terão, em média, 550 calorias adicionadas ao seu cardápio diário, o que representa as calorias de uma refeição a mais durante o dia.

Nesse contexto, vale a pena voltar a tomar água e comer frutas.
MAS...

O uso de refrigerante é infinitamente maior do que o consumo de sucos como bebidas. Ao mesmo tempo, as vantagens dos sucos frente à maioria dos refrigerantes é igualmente maior. É estranho que produtos como os refrigerantes, que tão pouco oferecem em matéria de saúde, mereçam tamanha preferência.

Há várias razões para explicar o fato, como a maciça propaganda e a onipresença dos refrigerantes e seu sabor apelativo e estimulante. O esclarecimento quanto aos benefícios dos sucos de frutas e verduras pode ajudar a melhorar alguma coisa nesse relacionamento desproporcional a favor das bebidas artificiais.

COMPONENTES
Quais os componentes dos sucos? O número dos componentes químicos dos sucos são muitos e continuam a crescer com novas descobertas. Os principais são os seguintes:

Vitaminas. Não é nenhuma novidade as frutas terem grande quantidade desses elementos, mas o que tendemos a esquecer é que essas substancias são vitais para o bom funcionamento do metabolismo. O uso de sucos naturais eleva a concentração de nutrientes e ajuda a aumentar a resistência do organismo, ao mesmo tempo em que promove a neutralização de elementos tóxicos à saúde.

A necessidade de vitaminas tende a aumentar com o passar dos anos, devido à crescente demanda sobre as nossas células. O desgaste não se limita a seres humanos, mas também se estende ao reino vegetal. Forçada a tender o aumento da demanda, a natureza não pode oferecer a mesma qualidade de alimentos.

As principais vitaminas encontradas nas frutas e seus respectivos sucos são a C e o betacaroteno, que se transforma em vitamina A. A vitamina C, conhecida a muito tempo, promove a absorção do cálcio e do ferro na alimentação, ajuda na eliminação de substâncias tóxicas do organismo, previne a anemia, aumenta a eficácia do sistema imunológico, acelera a cicatrização de ferimentos e é antioxidante. As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas (como a laranja), manga, mamão, kiwi, acerola e verduras (como brócolis e salsa). Um copo pequeno de laranja fornece cerca de 120 mg de vitamina C, o que é a quantidade mínima que devemos ingerir por dia.

O betacaroteno é também uma vitamina antioxidante. Além disso tem propriedades protetoras das vias da respiração e das mucosas, ou seja, o tecido que reveste a boca e o aparelho digestivo. Combate as infecções e os resfriados. É fundamental para uma boa visão noturna. Os betacarotenos são encontrados nas verduras em geral, hortaliças amarelas, cenoura, melão e pêssegos.

Potássio. Esse mineral faz parte da constituição do interior das células. A falta de potássio acarreta alterações na musculatura, como tremores e cãibras. O potássio esta em equilíbrio com o sódio, que em excesso possui tendência a aumento da pressão arterial. Uma alimentação rica em potássio tende a manter a pressão em níveis normais.

Fitoquímicos. Ultimamente, essas substâncias têm recebido atenção dos pesquisadores, pois, apesar de não serem consideradas nutrientes em si, desempenham importantes funções na proteção do nosso organismo. Um exemplo de fitoquímicos são os flavonóides, substâncias azuladas encontradas na uva escura, na ameixa e em outras frutas da mesma cor. Antioxidantes, protegem também as artérias, diminuindo a arteriosclerose e problemas com o coração, como angina ou infarto. Outro fitoquímico de importância é o licopeno, encontrado principalmente no tomate, que tem uma ação protetora para a próstata.

CALORIAS
Os benefícios obtidos pelo uso dos sucos de frutas ou legumes não vêm de uso ocasional desses alimentos, mas do consumo regular em nosso dia-a dia. Em contraste, quais os benefícios dos refrigerantes?

Em geral, os refrigerantes apresentam apenas calorias consideradas vazias, pois são desacompanhadas de vitaminas e sais minerais, favorecendo o aumento de peso, sem oferecer nenhuma proteção para a saúde. Uma unidade de refrigerante de tamanho médio contem aproximadamente 150 calorias e, se em media usarmos uma por dia, teremos acrescentado cerca de 56.000 calorias por ano, o que pode aumentar em 7 KG o peso de uma pessoa em um ano apenas. Além disso, muitas dessas bebidas apresentam produtos estimulantes, como cafeína, que tende a levar ao hábito.

Quando comparamos pessoas que passaram a utilizar bebidas com adoçantes artificiais, as coisas não melhoram em nada a situação. O uso de adoçantes artificiais aumenta o desejo pelo açúcar verdadeiro, o consumo de calorias aumenta e o peso também. E haverá uma tendência ao aumento de gordura no sangue, os chamados triglicérideos, que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e degenerativas como o diabetes.

O maior risco de muitas pessoas na atualidade é excesso de ingestão de alimentos e calorias. O aumento do peso e suas conseqüências são vistos em toda parte. Quem quiser enfrentar essa questão não pode deixar de considerar esses fatos relacionados com as bebidas artificiais. Procure substituir esses hábitos pelo uso de sucos ou água.

Mesmo os sucos de frutas, se usados nas mesmas proporções dos refrigerantes, apresentarão um excesso de calorias. Embora mais saudáveis, podem não permitir uma redução satisfatória de peso. Em geral, porém, não teremos compulsão de tomar tanto suco quanto refrigerante. Os alimentos naturais favorecem o autocontrole.

REFRIGERANTES
Não caia na conversa das propagandas que apresentam os refrigerantes como saciadores da sede. Na tv eles aparecem fresquinhos, ao lado de rapazes e moças bem dispostos e bonitos. Os refrigerantes não substituem a água nem o suco das frutas e devem ser eliminados da dieta de quem deseja uma boa saúde. A alta concentração de açúcar tira o apetite; em doses elevadas, os corantes podem causar vômitos, gastroenterite, alergias, asma e rinite; o ácido fosfórico tem ação local corrosiva e há suspeitas de que retire o cálcio do organismo, favorecendo a osteoporose. Já a cafeína aumenta a produção de suco gástrico, causa irritabilidade, insônia, excitação e favorece a hipertensão. Uma latinha de refrigerante a base de cola contém ao redor de 40 mg de cafeína. Crianças e estudantes que tomam refrigerantes seguidamente correm o risco de ficar desnutridos. Os refrigerantes, além de tudo, surtem efeito contrario ao da água, desidratando as células.

Veja o que eles contêm:

• Cafeína
• Conservantes
• Acidulantes
• Antioxidantes
• Estabilizantes
• Umectantes
• Corantes (amarelo-crepúsculo, azul-brilhante, tartrazina e bordeaux S)
• Açúcar

Nenhum comentário: