.
A rede de varejo baiana Insinuante anuncia nesta segunda-feira a união de suas operações com a Ricardo Eletro, de Minas Gerais, formando uma varejista de móveis e eletrodomésticos com mais de 520 lojas. A estratégia do novo grupo deve ser ganhar terreno no Rio de Janeiro e em São Paulo. A união acontece alguns meses após o grupo Pão de Açúcar, líder no varejo do país, ter fechado acordo de compra das Casas Bahia, criando uma rede com pouco mais de mil lojas.
O anúncio oficial da fusão da Ricardo Eletro com a Insinuante estava marcado para meio-dia, pelos presidentes das duas companhias, Luiz Carlos Batista, da Insinuante, e Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro. Pouco antes disso, Ricardo Nunes, que vai ficar à frente da nova holding, que se chamará Máquina de Vendas S.A, falou ao blog da Míriam Leitão que a ideia é manter as duas marcas e os 15 mil empregos em questão. Luis Carlos Batista, da Insinuante, ficará no Conselho de Administração.
De acordo com Ricardo Nunes, a nova gigante do varejo já nasce com R$ 5,2 bilhões de faturamento e 528 lojas espalhadas por 200 cidades de 16 estados, além do Distrito federal. Com isso, supera a Magazine Luiza, a segunda do ranking, com 455 lojas e faturamento de teve faturamento anual de R$ 3,2 bilhões.
- Fizemos uma fusão onde não houve dinheiro envolvido, mantendo assim, nosso caixa forte e sem endividamento. As duas tinham mais ou menos o mesmo tamanho. Como vamos precisar de muita gente, não fecharemos lojas. A partir de amanhã, seremos a maior rede de distribuição, presente em 17 estados - diz o empresário.
Até a Copa de 2014, o presidente da nova holding espera multiplicar os números, chegando a mil lojas, R$ 10 bilhões de faturamento e 30 mil empregos, aproximando-se do Pão de Açúcar. Enquanto as lojas da Insinuante vão operar nas regiões Norte e Nordeste, onde são mais fortes, a Ricardo Eletro focará o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo Ricardo Nunes, o consumidor pode esperar preço baixo e condições facilitadas de pagamento.
A Ricardo Eletro foi fundada em 1989 e tem cerca de 260 lojas nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Goiás e Distrito Federal, dividas em lojas de rua, shopping e megastore. A companhia tem cinco centros de distribuição.
Enquanto isso, a Insinuante começou a operar em 1959 e atualmente possui aproximadamente 220 lojas, em todos Estados do Nordeste mais Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 2009, focada em crescer, chegou a apresentar uma proposta de compra do Ponto Frio, que acabou sendo levado também pelo Pão de Açúcar.
Em dezembro, quando a compra da Casas Bahia pelo grupo Pão de Açúcar foi anunciada, especialistas já previam que abriria um novo ciclo de consolidação no setor de móveis e eletrodomésticos. Entretanto, apostavam mais em anúncio de fusão das redes Lojas Americanas e Magazine Luiza. A primeira empresa tem planos de chegar a 876 lojas nos próximos quatro anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário