.
A rede de varejo baiana Insinuante anuncia nesta segunda-feira a união de suas operações com a Ricardo Eletro, de Minas Gerais, formando uma varejista de móveis e eletrodomésticos com mais de 520 lojas. A estratégia do novo grupo deve ser ganhar terreno no Rio de Janeiro e em São Paulo. A união acontece alguns meses após o grupo Pão de Açúcar, líder no varejo do país, ter fechado acordo de compra das Casas Bahia, criando uma rede com pouco mais de mil lojas.

De acordo com Ricardo Nunes, a nova gigante do varejo já nasce com R$ 5,2 bilhões de faturamento e 528 lojas espalhadas por 200 cidades de 16 estados, além do Distrito federal. Com isso, supera a Magazine Luiza, a segunda do ranking, com 455 lojas e faturamento de teve faturamento anual de R$ 3,2 bilhões.
- Fizemos uma fusão onde não houve dinheiro envolvido, mantendo assim, nosso caixa forte e sem endividamento. As duas tinham mais ou menos o mesmo tamanho. Como vamos precisar de muita gente, não fecharemos lojas. A partir de amanhã, seremos a maior rede de distribuição, presente em 17 estados - diz o empresário.
Até a Copa de 2014, o presidente da nova holding espera multiplicar os números, chegando a mil lojas, R$ 10 bilhões de faturamento e 30 mil empregos, aproximando-se do Pão de Açúcar. Enquanto as lojas da Insinuante vão operar nas regiões Norte e Nordeste, onde são mais fortes, a Ricardo Eletro focará o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo Ricardo Nunes, o consumidor pode esperar preço baixo e condições facilitadas de pagamento.
A Ricardo Eletro foi fundada em 1989 e tem cerca de 260 lojas nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Goiás e Distrito Federal, dividas em lojas de rua, shopping e megastore. A companhia tem cinco centros de distribuição.
Em dezembro, quando a compra da Casas Bahia pelo grupo Pão de Açúcar foi anunciada, especialistas já previam que abriria um novo ciclo de consolidação no setor de móveis e eletrodomésticos. Entretanto, apostavam mais em anúncio de fusão das redes Lojas Americanas e Magazine Luiza. A primeira empresa tem planos de chegar a 876 lojas nos próximos quatro anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário