domingo, 28 de março de 2010

Delicie-se nesta Páscoa: o chocalate traz muitos benefícios em uma única mordida...

.
O aroma, a textura, o sabor e a capacidade de derreter suavemente na boca fascina os sentidos, desperta o corpo e provoca sensações emocionais.

O êxtase é absoluto, com uma vantagem incomparável: não se trata de nenhuma substância ilícita apesar, é bem verdade, de existirem os viciados assumidos, que não abrem mão de seu consumo com grande frequência.

Se na Páscoa essa delícia parece ter seu sabor realçado, vale a pena ficar atento aos benefícios que o chocolate possui. É claro que a moderação deve prevalecer , afinal a mistura de leite e cacau, considerada por muitos a mais saborosa do planeta, é rica em açúcar e gordura, portanto cheia de calorias.


Um jeito mais doce de viver

A vida fica mais animada depois de um tabletinho marrom? Quimicamente, o chocolate possui importantes componentes estimulantes. A cafeína, por exemplo, provoca excitação em vez da calmaria. Um alcalóide presente no chocolate chamado teobromina potencializa o efeito da cafeína e atua como diurético. Para completar a agitação, ele também possui feniletilamina, apontado em pesquisas como o vilão para a compulsão pelo doce. Os estudos supõem que os chocólatras são pessoas com problemas no mecanismo de regulagem de feniletilamina do corpo. Isso porque a substância estimula os centros de prazer, e aí, a vontade de comer mais um pedacinho não pára mais...

Cientistas também afirmam que a sensação de bem-estar encontra respaldo na ação da endorfina e dopamina, substâncias cuja produção é aumentada com o consumo de chocolate.

Especialmente para as mulheres...
Para aplacar a irritação, que muitas vezes ocorre no período da TPM, muitas mulheres recorrem ao doce. A barrinha de cacau contribui para a reposição do magnésio sanguíneo que tende a cair neste período, nutriente importante para o equilíbrio da serotonina. Este neurotransmissor auxilia no controle do humor. Mas atenção mulheres!!! Lembrem-se que não é preciso comer uma caixa de bombons para se sentir mais feliz. A atividade física também pode contribuir para a redução dos sintomas da TPM.

Quanto consumir:
A recomendação é não extrapolar o limite de 30 gramas por dia.

Na dúvida entre o ao leite ou o amargo?
Dê preferência ao amargo. Rico em flavonóides, substância antioxidante que atua contra os radicais livres, o chocolate mais escuro (amargo) melhora o fluxo arterial e beneficia a saúde vascular. Um dos motivos é devido à redução da LDL (colesterol ruim). Esses mesmos efeitos não foram observados em relação ao chocolate branco, que contém mais gordura e menor teor de flavonóides.

Evite os produtos que abusam da gordura hidrogenada para substituir o cacau confira as proporções no rótulo. E prefira consumir o chocolate logo após as refeições (depois do almoço, por exemplo) por se tratar de um alimento de alto índice glicêmico (ou seja, os açúcares presentes no mesmo são liberados rapidamente na corrente sanguínea, o que exige do nosso corpo maior produção de insulina).

De olho na balança
Com tanta opção de ovo de páscoa fica fácil passar do ponto na quantidade ingerida, e como todo excesso, o de chocolate também faz mal ao nosso organismo. Para quem não quer correr o risco ganhar uns quilinhos extras, a saída é optar por chocolates amargos ou meio amargos, que tem maiores concentrações de cacau, ou o chocolate light.

Por não conter açúcar, a versão diet é indicada para quem tem diabetes. Não é porque é diet que o consumo é liberado, pelo contrário, podem engordar tanto quanto os chocolates comuns, pois são fabricados com adoçante em vez de açúcar, porém, contêm mais gorduras que a versão tradicional.

Invista nas versões light, menos calóricas e que, por isso, engordam menos. Mesmo assim, é necessário que o consumo seja moderado.

Nenhum comentário: