O novo sistema operacional da Microsoft para celulares será desenvolvido sobre o mesmo núcleo de software que a futura versão do Windows para computadores e tablets. Isso deixará a companhia um passo mais perto da unificação da franquia Windows em uma variedade completa de telas que estão revolucionando a computação.
A companhia informou que o núcleo comum significa que os usuários terão uma opção maior de escolha de celulares e aplicativos e que serão capazes de alternar o uso entre múltiplos dispositivos de forma mais simples.
Em evento em San Francisco (EUA) nesta quarta-feira (20), a Microsoft anunciou oficialmente seu novo sistema operacional para celulares, chamado de Windows Phone 8, e informou que os aparelhos equipados com o software chegarão ao mercado ainda este ano. A versão atual do sistema, o Windows Phone 7.5, batizada de “Mango”, foi lançada em setembro de 2011 e chegou ao Brasil em março, nos smartphones da linha Nokia Lumia (modelos 800 e 710).
"Primeiro, queríamos que o Windows Phone fosse uma expressão do usuário. Nosso segundo direcionamento foi criar um aparelho que oferecesse conteúdo relevante. E o terceiro ponto foi oferecer um aparelho mais conectado", comentou Terry Myerson, vice-presidente de Windows Phone, ao iniciar a apresentação.
Conforme previsão da empresa de pesquisa IDC, o Windows Phone 7 e o Windows Mobile vão alcançar 5,2% de participação no mercado mundial de sistemas móveis em 2012, contra 20,5% do iOS e 61% do Android. Em 2016, o sistema operacional da Microsoft deve ultrapassar a Apple e atingir 19,2% de participação no mercado, segundo a IDC. A fatia do Android deve cair para 52,9% e do iOS, para 19%.
O Windows Phone 8 tem aparência muito similar à do Windows 8, projetado para ser executado tanto em tablets quanto em PCs e que deve ser lançado por volta de outubro. Ambos os sistemas são baseados em blocos sensíveis a toques que são atualizados com informações em tempo real, por exemplo, com mensagens publicadas no Facebook ou com e-mails.
A interface, chamada “Metro”, está ainda mais elegante, conforme a Microsoft, pois apresenta informações sem a necessidade de abrir os aplicativos. O usuário pode definir o tamanho dos quadrados dependendo do uso dos programas, tornando-os pessoais.
Se um usuário envia mais SMS do que e-mails, as telas destes recursos podem ser maiores ou menores. No caso do uso do GPS, não é preciso abrir o aplicativo para ver o caminho a ser percorrido, já que a imagem em tempo real é atualizada no tijolo da interface “Metro”.Plataforma
Durante toda a apresentação, a Microsoft falou sobre seu novo tablet, o Surface, sem fazer qualquer referência ao termo “tablet”, geralmente usado pela Apple para definir o iPad. Assim como no anúncio do Surface, em que ela se referiu ao aparelho como um PC, no evento desta quarta-feira (20), a Microsoft chama o aparelho de “slate”. Ele e os celulares com Windows Phone 8 se comunicarão entre si.
O Windows Phone 8 irá focar no consumidor final, de acordo com a Microsoft. Por conta disso, o suporte do sistema operacional será com processadores de dois núcleos, que chegam no fim do ano, e com mais núcleos, que devem ser lançados em 2013. O sistema terá suporte para três resoluções de tela, WVGA, WXGA e 720p. Além disso, suporte gráfico para games e aplicações mais potentes também terão benefícios no Windows Phone 8.
A plataforma terá uma versão do navegador Internet Explorer 10, que será quatro vezes melhor do que a existente nos celulares hoje, segundo a empresa. O IE 10 ainda terá um recurso de segurança similar ao existente no PC, que evita que o usuário entre em sites maliciosos que podem comprometer seus dados pessoais. O navegador terá uma aceleração gráfica que permite rodar aplicativos web com código HTML5, mais potentes do que os vistos em smartphones comuns.
Pagamentos e mapas
O Windows Phone 8 terá recursos de comunicação sem fio à curta distância, o que permitirá transferência rápida e sem fio de dados e transações financeiras. A Microsoft demonstrou algumas novidades em relação ao uso do NFC (sigla para Near Field Communication), que permite encostar o celular em um código para ter acesso a informações.
Ao tocar o celular em uma página de uma revista com o código NFC, por exemplo, o usuário pode ser levado a um aplicativo ou a um anúncio. O NFC também pode ser usado em cartões de visita, ao encostar o cartão no celular e enviar os dados para a memória do aparelho.
Uma das novidades se chama "Cupons Digitais", que permite acessar promoções de locais reais para poder usá-las nos lugares pessoalmente. Eles ficam armazenados na seção Wallet, que permite fazer pagamentos com o celular e usa o sistema Windows Phone 8.
O sistema de mapas será fornecido pela Nokia, com navegação GPS em tempo real e uso off-line para quando o usuário estiver longe de uma conexão. Dessa forma, é feito um download do local. Os desenvolvedores de aplicativos poderão acessar o recurso para usar o mapa (on-line e off-line) em seus programas.