domingo, 24 de fevereiro de 2013

190 da PMMG é uma piada: Só para poucos





O Brasil é um País pra poucos. 

E o 102 da Polícia Militar de Minas Gerais também. Se você mora na zona sul perto do Governador Antonio Anastasia a viatura da polícia chegará em poucos minutos. Agora se você mora na zona leste, oeste, Pampulha ou periferia pode acontecer dela nem vir como relato abaixo:
Por volta das 22 horas do sábado (16/02/13) deu início a uma festa cerca de 2 ruas abaixo da que eu estava com barulho de trio elétrico. Tão alto que os bairros Havaí, Marajó e Betânia estavam escutando.
Nós a população pagadora de impostos, caros impostos, fomos obrigado a ouvir todo o tipo de música, inclusive aquelas de duplo sentido tipo: senta, senta, levanta e senta ou ainda aquela que a mamãe passou açúcar em mim ou ainda aquela que nem me atrevo a escrever aqui.

Liguei para o 190 da Polícia Militar por voltas das 2 horas relatando do barulho alto de do horário. Fiquei muito surpreso da atendente não saber de onde eu estava falando. Ora, quando a gente liga para uma pizzaria eles já sabem de onde estamos falando. Mas a Polícia Militar de Minas Gerais Não. Espantoso da PMMG que investe tanto em tecnologia, geoprocessamento etc, etc não ter uma BINA e nem ter um mapa de Belo Horizonte. A atendente respondeu como justificativa e desculpa que o 190 atende a toda a Região Metropolitana. Será que eles não têm o Google Maps? Ou Google Street View?

 

Lamentável como os órgãos de segurança pública no Estado de Minas Gerais e em todo o Brasil são equipados e preparados para atender a população. Isso explica tragédias como a da Boate Kiss em Santa Maria no RS. Tem por tem de ter. Agora funcionar direito ai já são outros quinhentos.

Existem 3 unidades ou batalhões próximos ao local do tumulto. Mas parece que a atendente do 190 não tem acesso a essa informação.
 
Depois dessa ladainha toda a atendente não informou em quanto tempo a solicitação seria atendida. Aff. Sem comentários.  Quando a gente compra um produto pagamos um monte de imposto que vai para o estado. Quando você importa algo, paga 60% pro Governo Federal e 40% pro Governo de Minas. E o que o Governo de Minas faz com tanto dinheiro? Esses valores não deveriam vir na forma de serviços decentes? O Governador Antonio Anastasia deveria deixar o ursinho de pelúcia dele e cuidar do Estado.

Depois disso ainda acionamos o 190 umas 6 (seis) vezes e sempre tendo que repetir tudo. E com certeza os outros vizinhos também acionaram o 190 pois o barulho era de Trio Elétrico.

No ultimo contato com o 190 já pelas 4:30 da manhã de domingo, ainda sem sermos atendidos, disse a atendente após responder as mesmas perguntas, que não adiantaria virem mais, pois o dia já estava amanhecendo e já iríamos levantar.

Lá pelas 5 horas o barulho parou. Como não ouvimos som de viaturas, parou porque a festa tinha terminado.  Lá se foi o fim de semana, o sono sagrado e ficou a indignação do descaso do 190 e da Polícia Militar de Minas Gerais.

Como sentir orgulho da polícia se quando a gente precisa não somos atendidos? Se o que lemos e ouvimos na mídia são na sua maioria notícias negativas que quem deveria nos proteger? Junto com o Bônus vem o Ônus. Grandes poderes, Grandes responsabilidades. Que decepção. Mas já estamos acostumados. 

Isto é Brasil.

O artigo 65 da Lei de Contravenções Penais objetiva proteger o tranqüilidade pessoal:

“Molestar alguém ou perturba-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável:

Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 2 (dois) meses, ou multa”.

O artigo 42 estabelece que

Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:

I – com gritaria ou algazarra;

II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;

III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;

IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:

Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

Mas nada disso adianta pois ficamos a míngua da proteção do Estado. Temos apenas deveres. Já os nossos direitos são negados, omitidos, rasgados e ainda ameaçados se desejamos exigi-los.

Engraçado como o tratamento ao cidadão no Brasil é segregado. Se você aparenta ter posses, mora numa área nobre é trado como “Doutor” ao passo que se você mora num bairro de classe média ou periferia nem de “Senhor” somos chamados.

Qual o motivo dessa discriminação? Cadê a democracia? Cadê o todos são iguais perante a Lei?



Pra que pagamos tanto imposto se na hora de receber o serviço não é na mesma proporção. Ninguém é obrigado a ser policial não.  Se entraram e estão na polícia é porque quiseram ou tinham vocação para isso. O que não pode é ficar fazendo corpo mole ou polícia para inglês ver. Porque na hora que o cidadão precisa não é atendido. Se a Lei não está há disposição para proteger o cidadão quem estará?

Se não estão satisfeitos pedem exoneração. Vão trabalhar na iniciativa privada com chefes, exigência e concorrência. Uma vergonha. Só temos notícias ruins. E cada dia fica pior. 

Você abre um jornal do Chile, Canadá, Alemanha ou Finlândia e são raras ou inexistentes as notícias de violências, roubos, explosão de caixas eletrônicos, seqüestros, policiais envolvidos com bandidos, corrupção na polícia, policiais fazendo escolta de foragidos. Isso é uma vergonha, um descalabro e ninguém faz nada. Nem a porra do prefeito, nem a porra do governador e nem a porra da presidente.

O cara só quer saber de férias, licença, qüinqüênio, férias prêmio, adicional disso, adicional daquilo e depois aposentar cedo com um salário muito superior ao da maioria da população que paga mas não tem tem a contrapartida. É revoltante morar numa merda de país que sempre será assim porque a gente não ver sinais de mudança. Uma imundice, uma desgraça de país.

Tenho nojo de ter nascido no Brasil e mais ainda de morar aqui. Porque não me conformo do jeito que as coisas são aqui. Do que temos. De como o povo é tratado. Se como se aproveitam do povo. 


Nenhum comentário: