Itaú negocia compra de parte do HSBC no Brasil, dizem fontes
O banco Itaú negocia a compra de pelo menos uma parte das operações do HSBC no Brasil, segundo três fontes de dentro dos bancos. Procurados, tanto Itaú quanto HSBC negaram que a negociação.
O desenho da operação ainda não está claro, mas o mais provável é que o negócio envolva a parte de varejo do HSBC. Assim, o banco ficaria apenas com a gestão de fortunas e mercado corporativo, nos mesmos moldes da transação fechada entre o próprio Itaú e HSBC no Chile, na última quarta-feira.
A saída do mercado de varejo não seria algo inédito para o HSBC, já que o banco vendeu recentemente o negócio de cartão de crédito nos Estados Unidos para a Capital One. Também foi anunciada a venda de agências em Nova York e de parte do varejo na Rússia. Na Polônia, a unidade de varejo também foi fechada.
Estratégia – Mundialmente, o HSBC passa por um momento de revisão de portfolio e tenta focar em nichos de mercado com maiores margens.
No Brasil, por exemplo, o HSBC chegou a conversar com o BTG Pactual neste ano sobre a venda da sua carteira de financiamento de veículos. As negociações não avançaram, mas a equipe da divisão “auto finance” do banco inglês foi incorporada pelo BTG.
A posição oficial do HSBC é de que eles simplesmente pararam de financiar automóveis no Brasil e que a decisão sobre vender ou não esta operação ainda não foi tomada.
Euforia – Dentro do Itaú, a expectativa já toma conta dos funcionários, informou uma fonte. “Não se ouve outra coisa pelos corredores e a compra faz bastante sentido”, disse a pessoa a EXAME.com. “A compra do HSBC no Chile já era um sinal de que a estratégia seria a mesma para o Brasil”, afirmou.
Ainda segundo ela, o caminho está mais livre ainda, já que, nesta semana, foi concluída a integração do Unibanco e os esforços podem se voltar a uma nova operação de grande porte.
No Brasil, o HSBC possui 865 agências, distribuídas em 545 municípios. A carteira de clientes pessoa física do banco soma mais de 5,4 milhões de clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário