sexta-feira, 30 de julho de 2010

Os Todos Poderosos Membros do COMPOM

Eles não sabem quanto custa um litro de leite, uma passagem de ônibus, 1 saco de cimento ou 1 kilo de frango. Mas são eles que decidem nossas vidas a favor deles. Eles vivem num mundo que não é o nosso, mas nós não vivemos no mundo deles, mas pagamos a conta. Todos os dias.
.
Você compraria um carro usado dessas pessoas?

O Copom é o Comitê de Política Monetária do Banco Central. A função desse grupo é definir as diretrizes da política monetária e a taxa básica de juros do País. As reuniões do grupo são mensais, dividindo-se em dois dias, sendo a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras. O Copom é composto pelos oito membros da Diretoria Colegiada do Banco Central e é presidido pelo presidente da autoridade monetária Também integram o grupo de discussões os chefes de departamentos, consultores, o secretário-executivo da diretoria, o coordenador do grupo de comunicação institucional e o assessor de Imprensa.

Vou aqui mostrar a cara do famoso “mercado”. ou melhor, aqueles que deveriam estar do lado do Governo e do Brasil, mas estão a serviço do mercado financeiro. Na verdade alguns deles assumiram há pouco tempo, e pelo perfil, parece que o Governo quer modificar a lógica de subserviência aos interesses dos banqueiros. Vai ao lado um brevíssimo currículo. Tire suas conclusões.

Henrique Meirelles, presidente do BC. Ex-presidente mundial do Bank Boston.
Mario Mesquita, PhD em Economia. Até abril era economista-chefe para a América Latina do ABN-Amro.
Paulo Cunha, PhD em Economia. Foi vice-presidente do Lehman Brothers e Diretor do HSBC.
Alexandre Tombini. PhD em Economia. Até maio do ano passado era assessor do FMI.
Afonso Bevilaqua. PhD em Economia. É professor da PUC-Rio. (o acadêmico)
Rodrigo Azevedo. PhD em Economia. Até 2004 era Diretor do Credit Suisse Bank.
Antonio Gustavo Matos do Vale. Economista. Funcionário de Carreira do Banco Central (aleluia, um sobrevivente do setor público).
Paulo Sergio Cavalheiro. Contador. Funcionário de carreira do Banco Central. (outro funcionário público)

Dá para ver pelo perfil com quem eles estão comprometidos. Com certeza não é com você.

Essa troupe decide o futuro da economia brasileira e você nem os conhecia.

Nenhum comentário: