sábado, 24 de julho de 2010
Afta: Alimentação correta ajuda a evitar
Um dos principais fatores que levam ao surgimento das aftas é o déficit nutricional, principalmente de algumas vitaminas. Algumas pessoas sofrem desse problema com frequência. É uma ferida considerada limpa, pois não é provocada por microorganismo algum, como bactéria ou fungo.
Elas dificultam a mastigação e são muito desconfortáveis. Alterações hormonais, estresse, alergias a alimentos e alterações imunológicas podem ocasionar também o aparecimento desse “incômodo”. A boa notícia é que as aftas podem ser prevenidas com mudanças na alimentação.
As aftas também são conhecidas como estomatite aftosa e aparecem como manchas brancas ou amareladas na mucosa da boca, gengivas, lábios e língua. Pode durar um dia, uma semana ou até meses em casos mais graves.
Como as vitaminas ajudam no combate
A vitamina B2 é responsável pela prevenção do surgimento das aftas e de fissuras nos lábios. A principal fonte dessa vitamina está nos alimentos.
Portanto, você deve incluir na sua alimentação leite, queijos, especialmente ricota e requeijão, iogurtes, carnes magras, ovos e vegetais verdes. Recomenda-se ingerir 1,2 mg de vitamina B2 por dia.
Outra forte aliada é a vitamina C, pois ela estimula o sistema imunológico e promove uma maior resistência às infecções. Além disso, ela auxilia no processo de cicatrização de feridas e sangramentos de gengivas.
Tenha sempre em casa frutas (goiaba, limão, laranja, acerola, caju, morango, manga), legumes (pimentão, tomate) e vegetais folhosos (pimentão e tomate). Não deixe que esses alimentos faltem em suas refeições.
O tratamento das aftas deve ser feito com produtos específicos e prescritos por um médico. Evite alimentos ácidos ou muito apimentados e mantenha-se hidratado.
DICA 01
Basta cortar um pedacinho do pimentão. Apertá-lo para aflorar um pouco o seu líquido em seguida, colocá-lo sobre a afta ou se quizer, pode colocar apenas o líquido caso consiga extraí-lo. Alívio imediato e rapidinho irá cicatrizar.
Atenção! Pessoas que tenham alergia ao pimentão não devem seguir esta dica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário