domingo, 13 de maio de 2012

Detenham a China antes que o mundo acabe!


Provavelmente o computador ou notebook ou tablet que você está lendo essa notícia foi feito na China ou muitos de seus componentes o foram.  Seu relógio, a xícara que você esta tomando sua bebida também foi. Quase todos os eletroeletrônicos da sua casa foram feitos na China e talvez até o seu carro.
 
A algum tempo atrás, tudo de qualidade era feito no Japão, Alemanha ou Estados Unidos. Hoje é tudo feito na China. De brinquedos a roupa.

E o que isto tem a ver com o fim do mundo?  Aminha teoria é que a crise imobiliária que abalou os Estados Unidos e o Mundo foi conseqüência dos ricos americanos que transferiram a produção de seus produtos para a China onde a mão-de-obra, matéria-prima e impostos são mais baratos. 

 
Apesar da explicação que todo mundo conhece, ela é apenas uma conseqüência, porque a causa mesmo foi os altos lucros que esses ricos obtiveram das sua empresas produzindo na China e vendendo para o mundo todo, inclusive os próprios Estados Unidos.

Sem precisarem investir em produção nos EUA, esses ricos passaram a investir em imóveis e no mercado de derivativos dos Estados Unidos. Isso criou um efeito pirâmide que mais tarde deu no que todos nós conhecemos. Dá até para acreditar que isto tudo foi tramado pela China. Essa primeira foi a primeira parte do Império Contra Ataca.

A segunda parte que deu o título dessa matéria, é a ofensiva da China em desmantelar mercados: Acabou com nosso parque de brinquedos próprios. A maior e mais antiga fabricante de brinquedos, a Estrela quase faliu por conta disso. E hoje a maior parte de seus brinquedos é fabricada na China.

A indústria e calçados, tecidos, porcelana, guarda-chuvas, motores, talheres etc, tudo feito na China. Mas será que nos outros países está acontecendo isto também?  A Resposta é sim.

A crise da Europa nada mais é do que a perda dos mercados da África, da América do Sul, Central, Àsia e Oceania. Em todos esses mercados antes dominados pela Europa porque muitos desses países foram colônias de países europeus, agora quem domina é a China.

No Chile, África do Sul, Egito, Sudão, Moçambique, Paquistão, Austrália, Nova Zelândia, Vietnam, Filipinas, e muitos outros países a presença da China é dominante. Os países europeus estão em crise, faltando dinheiro, porque não vendem mais como antes. As suas exportações foram engolidas pela fome do dragão chinês.

Nenhum comentário: