terça-feira, 11 de agosto de 2009

De uma vez por todas:


Carro com motor 16 válvulas é feito para estrada!

Carro com motor 8 válvulas é feito para cidade!

16 válvulas: Maior velocidade final

8 válvulas: Melhor arrancada

16 válvulas: Para quem viaja mais

8 válvulas: Para quem anda no trânsito das cidades, arranca e pára e curtas distâncias.



Explicação técnica:

A denominação 8 ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Um modelo com 8V tem mais torque (força) em baixas rotações. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações. Outra vantagem dos 16V perante aos 8V é a maior potência.

Na verdade as válvulas são responsáveis pela entrada e a saída da mistura ar e combustível, vitais à queima e ao funcionamento do motor.

Os 16V caíram na moda porque os fabricantes procuravam ganhar cada vez mais potência dos motores de 1,0 litro. O propulsor popular ainda é beneficiado pela menor taxa de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado).

Motores 8V tem: um comando, uma válvula para admissão e uma para escape, melhor arranque, maior torque em baixas rotações, manutenção mais facilitada e relação de marchas maiores até a 3ª e menores até a 5ª.

Motores 16V tem: dois comandos, duas válvulas para admissão duas para escape (podendo haver variação na linha turbo), melhor rendimentos em velocidades finais, maior torque em altas rotações, manutenção mais prejudicada e relação de marchas menores até a 3ª e maiores até 5ª.

Gol 1.0 16V, Pálio ou Uno Fire 16V, saiba que alguns cuidados são mais necessários. Entre êles, o principal é a correta troca do óleo e evitar longos períodos para uma nova troca do mesmo.

Fonte: http://www.vicenteautopecas.com.br/noticia.php?id=0015

Nenhum comentário: